Projeto do Coração
Clube do Livro – Mulheres da Palavra #85
Clube do Livro
Para aprofundar o módulo sobre "Estudo da Palavra de Deus", escolhemos o livro "Mulheres da Palavra" da Jen Wilkin para esse clube do livro! É um livro excelente, didático, prático e recheado de lições e convicções! Ela nos ensina um método extremamente prático de estudar a Bíblia com propósito, perspectiva, paciência, processo e preces.
A Hellen estruturou essa resenha lindamente, capítulo por capítulo! Se você não leu o livro, e sabe que não vai conseguir ler (seja qual for o motivo), esse episódio já vai te passar uma boa dose do conteúdo dele! Se você já leu o livro, esse episódio será uma boa revisão para você!
Tive o prazer de incluir a participação de 3 ouvintes no final do episódio! Se você quer participar também, leia conosco o próximo livro "O Cristão Ateu" e me mande a sua contribuição! Adoro!
Trechos citados
Capítulo 1
"Deus responde a pergunta autocentrada de Moisés: "Quem eu sou?" com a única resposta que importa: "Eu sou!"
"Pensamos que se a Bíblia ao menos dissesse quem somos e o que devemos fazer, então nossas inseguranças, temores e dúvidas desapareceriam. Mas isso jamais será banido pelo conhecimento de quem somos. Só pode ser banido pelo conhecimento do Eu Sou. Perceber quem Ele é me revela quem eu sou diante da verdadeira luz. Uma visão de um Deus elevado e exaltado revela o meu pecado e aumenta o meu amor por Ele."
"Quando eu lia a Bíblia, gastava mais tempo nos Salmos e Evangelhos do que nos livros da lei, pois queria que ela me desse paz, conforto e esperança... me fizesse sentir as coisas do coração. Ligar a nossa mente à nossa fé não é algo natural para a maioria de nós."
"Encontrar maior prazer em Deus não será consequência de buscarmos mais experiências com Ele, mas de o conhecer melhor, de estudarmos sua divindade. Perceber a nós mesmas na Bíblia e empenhar nossas emoções para amar a Deus são secundários, uma recompensa da obediência em buscar o que é primordial. E o primordial é instruído pelo conhecimento de Deus e coloca o coração sendo instruído pela mente."
Capítulo 3
"Existe um perigo em achar que 'gastar tempo na palavra' esteja nos levando na direção do conhecimento bíblico simplesmente por termos sido obedientes nessa prática. Nem todo contato com as escrituras desenvolve conhecimento bíblico."
"Soltando a alavanca de minhas boas intenções, mando a bolinha do fliperama da minha ignorância se mover rapidamente para qualquer passagem na qual ela possa bater"
"Uma abordagem correta entende que a Bíblia está mais preocupada com quem toma a decisão do que com a decisão em si"
"Somos chamados para amar a Deu com toda a nossa mente, e não com a mente de John Piper."
Abaixo está uma foto do quadro de resumo que está no livro que a Hellen citou:
Capítulo 4
"Quem escreveu o texto? Quando foi escrito? Para quem foi escrito? Em qual estilo foi escrito? Por que ele foi escrito?"
"Antes de perguntar 'o que esse texto tema me dizer?', devo perguntar 'o que esse texto tinha a dizer ao seu público original?'"
Capítulo 5
"Estudamos a Bíblia em busca da gratificação imediata igual McDonalds: tenho poucos minutos, dê-me algo rápido e fácil de me alimentar. Mas o estudo bíblico saudável procura a gratificação tardia com efeito cumulativo de conhecimento. Estuda a Bíblia exige disciplina, e isso não vem naturalmente."
Capítulo 6
"A aquisição do conhecimento Bíblico se aproxima mais de um projeto de construção do que um projeto de arte. Devemos construir sobre um processo de empenho mental, em vez de sobre a areia da subjetividade."
Capítulo 7
"Sem oração, nosso estudo não sera nada além de uma atividade intelectual. Orar é o que transforma nosso estudo de uma busca por conhecimento a uma busca do próprio Deus."
"CAPA