Projeto do Coração
Clube do Livro – Venha Andar Sobre as Águas #73
Clube do Livro
Esse é o nosso primeiro episódio de Clube do Livro! Faremos um episódio desses a cada prática do "Caminho do Discipulado". Esse currículo encoraja a inclusão de boa literatura para enriquecer o conteúdo, então a nossa idéia é providenciar a resenha de 1 livro em cada prática para acrescentar ao conteúdo. Claro que o ideal é ler um livro em conjunto com o seu discipulador/discipulando, mas entendemos que ler 1 livro a cada prática talvez não esteja de acordo com a sua realidade no momento, então aqui está a resenha para você!
O livro escolhido para a prática de Entrega e Confiança é "Venha Andar Sobre as Águas" do John Ortberg. Escute o episódio e "converse" com a gente sobre esse livro!
Trechos citados
Capítulo 1
"Em cada caso, Deus precisava chamar a atenção do povo - por intermédio de uma sarça em chamas, do vento, do fogo ou caminhando sobre as águas. Deus iria chamar a cada uma dessas pessoas para fazer algo extraordinário. Em cada situação, a pessoa que Deus chamou sentiu medo. Mas toda vez que essa pessoa disse sim a seu chamado, experimentou o poder de Deus em sua vida."
"Dale Bruner observa que 'de acordo com as Sagradas Escrituras, o limite humano é o lugar mais frequente de encontro com Deus."
"Seu barco é qualquer coisa que represente segurança e proteção para você, exceto o próprio Deus. Seu barco é tudo em que você se sente tentado a confiar, ainda mais quando a vida fica turbulenta. Seu barco o mantém tão confortável que você não quer abrir mão dele, mesmo que o impeça de juntar-se a Jesus sobre as ondas. Seu barco é tudo que o afasta da grande aventura do discipulado a toda prova. Quer saber qual é seu barco? Seu medo lhe dirá."
"Aqui está uma verdade profunta a respeito de andar sobre as águas: O medo nunca irá embora. Por quê? Porque toda vez que eu quiser crescer, terei de avançar por um território novo, aceitar desafios novos. E sempre que fizer isso, experimetarei medo de novo. Como escreve Susan Jeffers: 'O medo nunca irá embora enquanto eu estiver crescendo.'"
"O fracasso não é um acontecimento, mas o julgamento que se faz de determinado acontecimento. O fracasso não é algo que nos acontece nem um rótulo que prendemos às coisas, É um modo de pensar o resultado final de nossos atos."
"Na verdade, sou da seguinte opinião: havia onze fracassos bem maiores sentados naquele barco. Fracassaram em silêncio. Em segredo. Ninguém percebeu, ninguém comentou, ninguém criticou. Só Pedro conheceu a vergonha de fracassar em público. Todavia somente Pedro conheceu outras duas coisas: a glória de andar sobre as águas e o que significava tentar o que lhe seria impossível sozinho - para então experimentar a euforia de receber o poder de Deus para fazê-lo. (...) Também só Pedro conheceu a glória de ser erguido por Jesus em um momento desesperador. (...) O pior fracasso não é afundar nas águas. O pior fracasso é nunca sair do barco."
"Somos propensos a buscar um mundo de conforto. Tentamos construir vidas administráveis com um mínimo de segurança e previsibilidade, de forma a manter a ilusão de termos tudo sob controle. Então Deus 'passa por nós' e transtorna tudo. O chamado para sair do barco implica crise, oportunidade, fracasso muitas vezes, medo outras tantas, sofrimento de vez em quando e sempre uma tarefa grande demais para nós. Mas não existe outro modo de desenvolver a fé e nos tornarmos parceiros de Deus."
Capítulo 2
"São padões de comprtamento pecaminosos nunca confrontados e mudados, habilidades e dons nunca cultivados e aperfeiçõados - até que semanas se transformam em meses e meses em anos, e um dia você olha para trás, para uma vida de conversas absolutamente sinceras, profundas e íntimas que nunca teve; orações audazes que nunca fez, riscos revigorantes que nunca correu, ofertas sacrificiais que nunca apresentou, vidas que nunca tocou,