Projeto do Coração

Projeto do Coração


Crie a Sua Comunidade – Taritha Gomes #23

July 27, 2018

Comunidade
Você tem uma boa comunidade ao seu redor? Não estou perguntando se você tem muitos amigos, ou conhece muita gente... Estou perguntando se a sua família está inserida em relacionamentos transparentes, vulneráveis e intencionais, onde não é necessário usar nenhuma máscara. Comunidade... todos nós precisamos e desejamos, mas poucos temos.

Antigamente, isso acontecia com mais naturalidade. Uma vizinha ficava de olho nos filhos da outra quando estavam na rua... quando uma mãe ficava doente a amiga vinha ajudar... quando quebrava o carro os vizinhos empurravam o carro... A realidade que vivemos hoje é de uma sociedade bastante isolada. Cada família dentro da sua própria casa e dentro da sua rotina super ocupada. Além disso, dentro de casa, muitas vezes está cada um no seu quarto, no seu lado da cama com a sua própria telinha. Você tem pessoas que estão ao seu lado para te ajudar em um momento de aperto? Você tem amigos pelos quais você sai da sua rotina e abre mão das suas prioridades para ajuda-los? Você está inserido em uma comunidade onde você sente segurança em "expor os seus podres"?

Esses relacionamentos não acontecem sozinhos. É preciso intencionalidade e esforço. Também é preciso limites e sabedoria. É difícil, dá trabalho, e não é o caminho que a nossa sociedade está tomando. Mas vamos ser corajosas e vamos ousar ir contra a correnteza de isolamento do mundo que vivemos.

A Taritha fala sobre tudo isso, e também foca na importância e dificuldade de fazer isso no contexto transcultural. Se você está morando em um país (ou até estado/cidade) diferente, esse episódio é especificamente para você!

Sobre o que conversamos?

* A Taritha começa falando sobre a história dela de imigração, e como foi a mudança da família dela para a Nova Zelândia 4 anos atrás.
* Ela explica um pouco sobre a Teoria do Apego do John Bowlby.
* É importante fazer um "matchmaking" coerente. Matchmaking em inglês quer dizer fazer um bom par.
* A Taritha fala especificamente para pessoas que imigram para outro país... o que devemos fazer? Nos cercar só de Brasileiros? Deixar a cultura Brasileira de lado e só buscar amigos "nativos" ao nosso novo país?
* Também falamos sobre algumas dicas práticas de como manter o vínculo com família que mora longe. A technologia está do nosso lado! Vamos usa-la!
* "Ah, criança adapta muito rápido! Eles nem sentem!" Isso é verdade ou mentira? Como podemos ajudar os nossos filhos na adaptação deles?

“Eu não posso educar um filho cujo o coração eu não tenho”  - Gordon Neufeld

* A Taritha fala da importância de cultivarmos conexões reais, ao invés de deixar essas serem substituidas por conexões virtuais.

Recursos Mencionados
O livro que a Taritha recomendou foi "Pais Ocupados, Filhos Distantes" do autor Gordon Neufeld. Pode olhar lá na página de Livros Recomendados que tem uma foto da capa, e um link onde ele está disponível para compra.

 
Versículos Mencionados:

Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.
Provérbios 27:17

Deus faz que o solitário viva em família
Salmos 68:6

Devocional:
Eu comecei a criar esses devocionais com a intenção de ajudar o seu próprio crescimento, e dar um recurso que poderia te ajudar a tomar um segundo passo após escutar o episódio. Alegra o meu coração saber que esse instrumento está sendo usado para unir, fortalecer e aprofundar amizades. Use esse instrumento! Junte com uma amiga para tomar um café e use!