Projeto do Coração

Projeto do Coração


Estabelecendo Limites Saudáveis entre a Família Nuclear e a de Origem – Layne Ribeiro #11

May 04, 2018

Limites Saudáveis
Dizem que quando duas pessoas se casam, duas famílias se unem. Cada um traz bagagem (boa e ruim) da sua família de origem, e começa o desafio de construir a própria família. Nesse episódio, a psicóloga Layne Ribeiro fala sobre a necessidade de realmente deixar pai e mãe e estabelecer limites saudáveis para que o casal tenha espaço para construir um novo modelo.

Esse tema abrange todas as fases de vida! Talvez você esteja na fase de recém-casado, tentando entender como criar esse novo modelo, mas ainda tem dificuldade nessa área. Talvez você já tenha filhos, e acha que passou dessa fase, mas a verdade é que o cordão umbilical com a família de origem continua ali, e você nem percebe. Talvez você se veja em uma situação complicada em que a sua família de origem interpreta a busca por autonomia da sua família nuclear como uma traição, e isso tem causado muitos conflitos. Talvez você já tenha filhos adultos e esteja com dificuldade de aceitar o seu novo papel, e de dar alguns passos para trás para permitir que os seus filhos criem uma família nuclear forte.

Sobre o que conversamos?

* A Layne hoje tem duas filhas casadas e três netinhos. Essa foto abaixo é da família dela hoje! Ela fala sobre todas as fases que passou com a família dela, e as adaptações do papel dela como mãe ao longo dos anos.
* Ela defini os conceitos de ANOMIA (ausência de regras), HETERONOMIA (viver sob as regras do outro) e AUTONOMIA (tomar suas próprias decisões) e dá alguns exemplos práticos para nos ajudar a avaliar se estamos vivendo em autonomia com a nossa família nuclear, ou ainda em heteronomia.
* Você tem um casamento adulto? Claro, você e seu conjuge são adultos, mas o seu casamento é um casamento adulto? A Layne descreve o que é um casamento adulto.
* E quando o processo de impor esses limites saudáveis causa conflitos com a família de origem? Fica tranquilo que a Layne também fala sobre isso! :)

Sem a lagarta, não tem a borboleta - Layne Ribeiro

* Qual o significado da palavra "limite"? Limite é até onde eu deixo o outro entrar, sem que aquilo seja uma invasão.
* O que impede a construção de uma família nuclear forte? Quais são as consequências para as crianças se essa construção não é priorizada?

Ordens que vem de uma hierarquia com muito amor podem ser tão nocivas como aquelas que vem de uma hierarquia sem amor

- Layne Ribeiro

* Ela explica o conceito alemão de Zeitgeist, e como isso pode ser aplicado nesse tópico. Zeitgeist significa espírito de época, espírito do tempo ou sinal dos tempos.
* Um dos grandes presentes que podemos dar para os nossos filhos é a liberdade para eles construirem a sua própria autonomia. Isso não acontece só no momento em que eles saem de casa... isso é uma construção que você faz durante a infância inteira deles.
* E muito MUITO MAIS! :)

Recursos Mencionados
Os livros que ela indicou são: "Limites. Quando dizer sim. Quando dizer não" dos autors Henry Cloud e John Townsend. Esse livro tem varias "filiais" tipo, Limites no Casamento, Limites no Namoro... Não li todos, mas até agora o meu favorito é "Limites para ensinar aos filhos". Li esse recentemente e é FANTÁSTICO! Achei esse site que te dá um resuminho, se quiser ter uma idéia do que o livro aborda. O outro que ela indicou foi "Os homens são ostras... as mulheres, pés de cabra" do autor David Clarke. Na pagina de Livros Recomendados tem foto das capas, e links onde você pode comprar, se quiser (obs: várias lojas e sites vendem esses livros. Eu só peguei um link para cada um e colei para facilitar!)