Projeto do Coração

Projeto do Coração


Autocuidado… Não seja uma Mãe-Mártir #10

April 27, 2018

O que é uma Mãe-Mártir?
Sabe aquela visão clássica de mãe dedicada? Aquela que aparece nas propagandas de dia das mães na televisão. É a mãe que é a última a dormir sempre. É a mãe que está arrumando a cozinha enquanto o resto da família assiste filme/brinca. É a mãe que sai correndo para levar a tarefa na escola porque o filho esqueceu em casa. É a mãe que abre mão de TUDO para servir a sua família, sempre se coloca em último lugar e faz tudo isso com um sorriso no rosto. Isso, além de ser impossível, não é nada saudável. Nesse episódio eu falo sobre a necessidade do autocuidado para a mãe e da importância dela reconhecer os seus próprios limites. É impossível aguar as plantas com um regador vazio.
Autocuidado vs. Autoajuda
Nesse episódio eu faço uma distinção entre esses dois termos. Quero deixar claro que ambos os termos podem ser definidos de várias maneiras. Eu fiz essa distinção de vocabulário simplesmente para facilitar a conversa e passar os princípios.
Autocuidado: buscar cuidar de si mesma com os mesmos princípios que você cuida daqueles que ama (amor, compaixão, tempo, etc). Autocuidado é reconhecer os seus limites e entender que é impossível ser tudo para todos.

Autoajuda: sempre buscar melhorar, almejando a perfeição. A autoajuda muitas vezes leva a uma ansiedade redobrada e só alimenta um sentimento de culpa já existente.
No final do episódio também fiz uma distinção entre autocompaixão e autopiedade.
Autocompaixão: consiste em não se avaliar somente pelos seus sucessos, e não se comparar com outros. Autocompaixão é reconhecer as suas falhas e erros com paciência, compreensão e bondade.

Autopiedade: um sentimento destrutivo que consiste em sentir pena de si mesma.

 
Recursos Mencionados
Eu não mencionei ela no podcast, mas a Kristin Neff é a principal pesquisadora sobre autocompaixão. Se você tiver interesse, esse site em português explica o trabalho dela, e um pouco mais sobre autocompaixão. A minha opinião sobre o assunto é que sim, devemos aprender mais sobre isso e devemos praticar a autocompaixão, mas que isso só é possível através do amor de Cristo. Não é essa perspectiva que essa pesquisadora traz, mas é através desta lente que eu estou buscando aprender sobre autocompaixão. Eu posso me perdoar porque Cristo já me perdoou. Eu posso reconhecer as minhas falhas com compreensão porque já as submeti ao senhorio de Cristo e Ele está moldando a minha vida. Aqui está um site (em inglês), que traz a perspectiva de autocompaixão à luz da Bíblia e da graça de Deus.

Sempre que possível vou tentar providenciar um material complementar para quem quiser um auxílio na hora de orar/pensar a respeito do que Deus gostaria de te ensinar através do tópico proposto. É um material que pode ser feito sozinha, ou discutido em grupos de amigas ou de igreja! Use como quiser!

Aqui está o dessa semana:

Sondando o Coração - Episódio 10
 

Versículos mencionados no episódio:

Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria não corre perigo.

Provérbios 28:26

Porque satisfiz a alma cansada, e toda a alma entristecida saciei.

Jeremias 31:25

Agora quero escutar!