Natan Rufino | Áudio
ESCATOLOGIA: O Anticristo Realmente Dominará o Mundo Todo?
O anticristo mencionado na Bíblia é uma figura bem popular. Cristãos e não-cristãos reconhecem o assunto ainda que não o compreendam perfeitamente. Uma coisa certa é que ele vem, e assim como temos crido na volta de Jesus Cristo à terra, da mesma forma e com base na mesma palavra, devemos acreditar que o anticristo virá.
Em 1 João 4.3 está escrito que “todo que não confessa a Jesus, não é de Deus. Este é o espírito do anticristo, de cuja vinda tendes ouvido falar…”. Paulo escreveu aos tessalonicenses e disse que “costumava falar sobre esse assunto” com os irmãos enquanto esteve com eles pessoalmente (2 Tessalonicenses 2.5). João, no início da sua primeira carta, disse que os irmãos para os quais ele escrevia já “tinham ouvido que o anticristo viria” (1 João 2.18). Esses textos nos mostram que mensagens sobre a vinda do anticristo eram recorrentes na igreja. Talvez não tenhamos ouvido muitas mensagens sobre a vinda do anticristo atualmente, mas podemos ecoar a mesma verdade com toda convicção: ele vem!
Uma das passagens mais populares sobre o futuro império do Anticristo se encontra em Daniel capítulo dois. O texto fala sobre a interpretação feita por Daniel sobre o sonho de Nabucodonosor, que sonhara com uma estátua dividida em cinco partes representando uma sucessão de impérios, desde o babilônico até o último império humano sobre a Terra antes da volta de Jesus Cristo, que virá para estabelecer o seu reino milenar.
Ao longo do livro de Daniel três dos impérios são citados pelo nome: Babilônico, Medo-Persa e Grego, enquanto os dois últimos representados pelas pernas e pelos pés da estátua não são mencionados.
Ao interpretar o sonho Daniel diz ao rei: “Tu és a cabeça de ouro” (Daniel 2.38), ou seja, o primeiro império relacionado à estátua do sonho era o babilônico. Daniel ainda acrescenta o seguinte: “Depois de ti, se levantará outro reino, inferior ao teu” (Daniel 2.39), mencionando a segunda parte da estátua, que posteriormente vai ser explicado pelo próprio livro de Daniel que se tratava do império Medo-Persa, pois ao interpretar a misteriosa escritura da parede disse Daniel ao filho de Nabucodonosor: “Dividido foi o teu reino e dado aos medos e aos persas” (Daniel 5.28).
Posteriormente Daniel tem uma visão que lhe informará sobre a próxima sucessão de impérios humanos na terra. Ele conta que “viu um bode chegar perto dum carneiro, e, enfurecido contra ele, o feriu e lhe quebrou os dois chifres, pois não havia força no carneiro para lhe resistir; e o bode o lançou por terra e o pisou aos pés, e não houve quem pudesse livrar o carneiro do poder dele” (Daniel 8.7). Quando o anjo Gabriel foi lhe explicar do que se tratava, disse claramente: “Aquele carneiro com dois chifres, que viste, são os reis da Média e da Pérsia; mas o bode peludo é o rei da Grécia” (Daniel 8.20,21). O império Grego corresponde então à terceira parte da estátua. Entretanto a quarta parte da estátua e sua manifestação final, representada pelos pés, nunca foram mencionados pelo nome.
“Domínio sobre toda a terra”
Certamente há muito o que dizer sobre a vinda do anticristo e suas implicações para o mundo, mas aqui meu interesse é falar sobre o alcance do seu domínio no mundo segundo está previsto nas Escrituras. A grande maioria das pessoas acredita que o Anticristo dominará o mundo inteiro e que seu império regerá todas as nações em toda a superfície da Terra, mas não me parece que esta seja uma ideia realmente apoiada pelas Escrituras.
O fato é que todos os impérios representados pelas partes que compunham a estátua do sonho de Nabucodonosor, dominaram basicamente as mesmas regiões e nações do império antecessor. Sem entrar em muitos detalhes a respeito do assunto, o que estou querendo dizer é que o império do Anticristo, o último a vir segundo a ordem apresentada no sonho, será mais um dos impérios que dominará praticamente a mesma região do antigo império babilônico sob a regência de Nabucodonosor,