Microbiando

Microbiando


Macrófagos cães de guarda – Microbiando

May 17, 2019

Está no ar o episódio 22 do Microbiando!

E vamos falar sobre como um produto da dieta induz alterações transcricionais e metabólicas em macrófagos e interfere no potencial microbicida destas células, contribuindo para o controle de infecções bacterianas entéricas.

No Microlitros de notícias, a Isabella Campelo vai falar sobre a descoberta de uma enzima que é capaz de transformar biomassa em bioprodutos; a Vitória Fernanda vai contar uma história incrível sobre a febre tifóide e o Thiago Silva trouxe relatos sobre um fungo misterioso que anda aterrorizando hospitais por ai.

Bibliografia:

* The Short Chain Fatty Acid Butyrate Imprints an Antimicrobial Program in Macrophages.* A promiscuous cytochrome P450 aromatic O-demethylase for lignin bioconversion* Mary Mallon: ‘Typhoid Mary’* FEBRE TIFÓIDE* Perfil epidemiológico e caracterização molecular de Salmonella Typhi isoladas no Estado do Pará, Brasil* Antifungal therapy: new advances in the understanding and treatment of mycosis* A Mysterious Infection, Spanning the Globe in a Climate of Secrecy

Sobre o Podcast Microbiando

A ideia do Microbiando é discutir artigos científicos de ponta em todas as áreas da microbiologia e imunologia. Vamos utilizar uma linguagem bem acessível para destrinchar esses artigos para vocês, mas sem perder o rigor científico e analítico necessário para essa tarefa.

Além de discutir artigos nós teremos o quadro Microlitros de Notícias, onde nossos microbiologistas e imunologistas de plantão irão abordar pequenas reportagens e trazer novidades para vocês. No quadro filogenia da Ciência vamos contar um pouco sobre a vida de grandes personalidades que revolucionaram a Microbiologia e Imunologia com suas descobertas.

Você pode nos ouvir no Spotify, Google Podcast, Player FM, Podcast Addict, CastBox, Blubrry Podcasting, iTunes e outros agregadores de podcasts.

Contatos

E-mail: microbiando@micro.ufrj.br

* Twitter* Facebook* Instagram

O podcast Microbiando tem o apoio do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes e do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, ambos da UFRJ. Além da