Microbiando

Microbiando


Está chovendo vírus e bactérias! – Microbiando

July 20, 2018

No sétimo episódio do Podcast Microbiando, discutimos a possibilidade de bilhões de vírus e bactérias serem transportados pelo ar, mais precisamente pela atmosfera.
O artigo “Deposition rates of viruses and bacteria above the atmospheric boundary layer”, em português “Taxas de deposição de vírus e bactérias acima da camada limite da atmosfera”, foi publicado esse ano (2018), no “International Society for Microbial Ecology Journal”, que pertence ao grupo da “Nature”. Além do grupo de pesquisadores terem avaliado a taxa de deposição de vírus e bactérias, avaliaram também a origem das massas de ar (marinha vs. saariana), as condições meteorológicas e como o tamanho do aerossol afetam as taxas de deposição desses microrganismos.
No microlitros de notícias, nossos alunos falaram sobre um produto cicatrizante em teste produzido por brasileiros; vamos ouvir em primeira mão a descoberta de uma associação entre procariotos multicelulares magnetotáticos com outras espécies em ambiente natural. E na Filogenia da ciência, vamos conhecer mais sobre a vida de Louis Pasteur.
 
Tópicos comentados nesse episódio

* Transporte aéreo de vírus e bactérias
* Deposição de vírus e bactérias
* Deposição úmida e seca
* Cinturão de poeira global
* Dispersão viral e bacteriana
* Produto cicatrizante
* Bromelina
* Nanocelulose
* Procariotos multicelulares magnetotáticos
* Bactérias Magnetotáticas – vídeo de bactérias magnetotáticas respondendo ao campo magnético aplicado
* Magnetossomos
* LabMax
* Louis Pasteur
* Pasteurização
* Teoria da Abiogênese
* Vacina contra raiva
* Instituto Pasteur
* Leitura do nosso e-mail no podcast This Week In Microbiology (tempo 01:11:08) – e-mail escrito

Referências desse episódio
2018. Isabel Reche, Gaetano D’Orta, Natalie Mladenov, Danielle M. Winget e Curtis A. Suttle. Deposition rates of viruses and bacteria above the atmospheric boundary layer.  The ISME Journal.
2018. Maria Fernanda Ziegler. Curativo com alto poder cicatrizante é feito da proteína do abacaxi. Agência FAPESP
2016. Juliano Brisola e A. Tischer.Comparação de celulose e nanocelulose bacteriana produzidas em diferentes substratos. II Congresso Paranaense de Microbiologia – Simpósio Sul-Americano de Microbiologia Ambiental.
2018. Leão, P., Gueiros-Filho, F. J., Bazylinski, D. A., Lins, U. e Abreu, F. Association of magnetotactic multicellular prokaryotes with Pseudoalteromonas species in a natural lagoon environment. Antonie van Leeuwenhoek.
Institut Pasteur – History.
Biography – Louis Pasteur
Biography Online – Pasteur
 
Sobre o Podcast Microbiando
A ideia do Microbiando é discutir artigos científicos de ponta em todas as áreas da microbiologia e imunologia. Vamos utilizar uma linguagem bem acessível para destrinchar esses artigos para vocês, mas sem perder o rigor científico e analítico necessário para essa tarefa.
Além de discutir artigos nós teremos o quadro Microlitros...