Filosofia Pop
205 – Canção, com Luiz Tatit
Este é o nosso episódio 205 e recebemos o professor, cantor, compositor e músico Luiz Tatit para uma conversa sobre canção, seus elementos semióticos, a polêmica sobre a exaustão de sua forma e sua importância na cultura brasileira. O músico, compositor e professor Márcio Valverde me ajudou nessa entrevista.
Luiz Tatit é músico e professor Titular do Departamento de Linguística da FFLCH-USP. Possui graduação em Linguística pela F.F.L.C.H.-U.S.P. (1978) e em Música pela Escola de Comunicações e Artes-U.S.P. (1979). É autor dos livros A Canção: Eficácia e Encanto (Atual, 1986), Semiótica da canção: melodia e letra (Escuta, 1994), O Cancionista: Composição de Canções no Brasil (Edusp, 1996), Musicando a Semiótica: Ensaios (AnnaBlume, 1997), Análise Semiótica Através das Letras (Ateliê Editorial, 2001), O Século da Canção (Ateliê Editorial, 2004), Elos de Melodia e Letra (Ateliê, 2008), este em colaboração com Ivã Carlos Lopes, Semiótica à Luz de Guimarães Rosa (Ateliê, 2010), Todos Entoam: Ensaios, Conversas e Lembranças (Ateliê, 2014), Estimar Canções (Ateliê, 2016) e Passos da Semiótica Tensiva (2019). Tatit é também compositor e, em sua atividade com o grupo RUMO, gravou 7 CDs . Em sua carreira-solo, lançou, os álbuns Felicidade (1998), O Meio (2000), Ouvidos Uni-vos (2005), Rodopio CD e DVD (2007), Sem Destino (2010), Palavras e Sonhos (2016) e Vai Por Mim (2022). Pelo Selo Sesc, o DVD TATIT WISNIK NESTROVSKI: O Fim da Canção (2012) e o álbum Universo, com o grupo Rumo (2019). Pelo selo Atração, o CD De Nada Mais a Algo Além (2014), em colaboração com o compositor Arrigo Barnabé e a cantora Lívia Nestrovski. Com o patrocínio do ProAc, lançou o CD Abre a Cortina (2021), em colaboração com o compositor Dante Ozzetti. Tem interesse nas áreas de Linguística, Semiótica e Análise da Canção Brasileira. (Fonte: Currículo Lattes).
Márcio Valverde é cantor, compositor e mestrando em estudos da linguagem na UNILAB. Com diversos álbuns, já teve seu trabalho gravado por Lívia Milena, Stella Maris, Belpa Mariane, como também a carioca Theresa Cristina e a interprete de fama internacional Maria Bethânia.
O Filosofia Pop é um podcast que aborda a filosofia como parte da cultura. A cada 15 dias, sempre às segundas-feiras, a gente vai estar aqui pra continuar essa conversa com vocês. Intercalando com nossos episódios normais de quando em quando vamos apresentar episódios de entrevistas temáticas especiais.
Alguns recados que também gostaria de compartilhar:
Murilo Ferraz, um dos fundadores do podcast, conseguiu com Inteligência Artificial, fazer a transcrição de todos os episódios do podcast. Mas é claro que essas transcrições precisam de revisão para serem compartilhadas. Então, se você ouvinte tver interesse em revisar alguns episódios dessas transcrições, entre em contato com a gente.
O segundo recado é que está em prevendo no site da editora A’peku o livro Entusiasmo dos Deuses: ensaios sobre filosofia e cultura popular brasileira que reúne textos sobre Cazuza, Caetano veloso, samba, telenovela brasileira, carnaval, futebol e cia. Se gosta da abordagem deste podcast, provavelmente vai gostar do livro. Ele já está disponível como ebook na Amazon. Confiram.
Esta disponível para download gratuito o livro Tcholonadur: entrevistas sobre filosofia africana. Este é um projeto que reúne 34 entrevistas com pensadores que estão moldando a filosofia africana fora da lusofonia. Com prólogo de Filomeno Lopes; Prefácio de Severino Ngoenha e Ergimino Mucale, “Tcholonadur” oferece uma oportunidade imperdível de mergulhar nas ideias e pensamentos que estão moldando o futuro da filosofia africana. https://filosofiapop.com.br/texto/tcholonadur/livro-tcholonadur-entrevistas-sobre-filosofia-africana/
Twitter: @filosofia_pop
Facebook: Página do Filosofia Pop
YouTube: Canal do Filosofia Pop
e-mail: contato@filosofiapop.com.br
Site: https://filosofiapop.com.br
Podcast: Feed RSS
Com vocês, mais um episódio do podcast Filosofia Pop!
O post 205 – Canção, com Luiz Tatit apareceu primeiro em filosofia pop.