Dentro do Ringue - Negócios e Tecnologia

Dentro do Ringue - Negócios e Tecnologia


#1 – Metas e métricas

September 13, 2019

O Dentro do Ringue é um podcast da Vindi (vindi.com.br). Sobre cultura, startups e tecnologia.

Cumprir metas sempre é um exercício de gestão. Convidamos o Millor Machado (especialista em cultura de gestão) e o Pablo Silva (estudioso de metodologias ágeis) para um papo sobre metas, métricas e dores de gestão.

Ouça nas plataformas:

Spotify;
* Google Podcasts;
* iTunes;
* Deezer;
* TunelIn.

Episódio 1 - Metas e métricas
Host: Rodrigo Dantas, CEO da Vindi

* LinkedIn;
* Instagram;
* Twitter.

Millor Machado - Formado em Engenharia pela Unicamp, Millor é referência em estudos sobre gestão e metas, Millor fundou o Empreendemia (rede social corporativa para PMEs do país), liderou times na Fundação Estudar, HSM até fundar o GPS de Gestão.

* LinkedIn;

Pablo Silva - Formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, Pablo é membro da Agile Alliance. Engenheiro de software de formação, liderou times na Locaweb e hoje é o Head e Produtos da Vindi.

* LinkedIn;
* Instagram;
* Twitter.

OKR começou com a Intel e com Andy Grove.
Em 1968, dois amigos fundaram a NM Eletronics, na California. A NM tinham esse nome por causa do sobrenome dos fundadores: o físico Robert Noyce e o químico Gordon Moore. Eles trabalhavam juntos na Fairchild Semicondutor e decidiram largar tudo para montar um projeto para desenvolver e fabricar semicondutores. A primeira curiosidade dessa história é que o Moore, da NM, foi o autor da Lei de Moore. Mas não vamo falar sobre essa lei nessa história de hoje. A empresa recém criada pela dupla, encontrou um nome melhor, depois que uma rede hoteleira, a Intelco, liberou o nome para os dois novos empreendedores. Nascia aí a Integrated Eletronics, a Intel.

Embora os fundadores tenham tido uma contribuição grande para a tecnologia, o nome mais emblemático da história da Intel foi András Gróf. Hungaro, e fugitivo da segunda guerra mundial, foi o número 3 e se tornou o diretor de engenharia da empresa (a convite de Moore) e escreveu na história, um dos capítulos mais importantes sobre gestão do mundo. Outra curiosidade: András mudou o nome para Andrew Grove, depois que se situou nos Estados Unidos.  

Andy, como era chamado, é o ponto central dessa pequena história aqui,