Treino Inteligente

Treino Inteligente


Exercícios Físicos Durante a Gestação

February 05, 2020

Exercícios Físicos Durante a Gestação

Neste episódio de Treino Inteligente, Rainier Morilla e Laís Monteiro falam sobre os exercícios físicos durante a gestação. Quais são os riscos, benefícios de se exercitar durante a gravidez e quais são os melhores exercícios para fazer durante esse período maravilhoso de sua vida.

O podcast de hoje é baseado no próprio documento da ACOG (American College of Obstetricians and Gynecologists), por isso colocaremos o documento original para consulta e a tradução do mesmo abaixo.
É SEGURO SE EXERCITAR DURANTE A GRAVIDEZ?

Se você é saudável e sua gravidez é normal, é seguro continuar ou iniciar atividades físicas regulares.

A atividade física não aumenta o risco de aborto, baixo peso ao nascer ou parto prematuro. No entanto, é importante discutir exercícios com o seu obstetra ou outro membro da sua equipe de saúde durante as visitas pré-natais.

Se o seu profissional de saúde lhe der o direito de se exercitar, você poderá discutir quais atividades você pode realizar com segurança
EXISTEM CERTAS CONDIÇÕES QUE TORNAM O EXERCÍCIO DURANTE A GRAVIDEZ INSEGURO?

Mulheres com as seguintes condições ou complicações na gravidez não devem se exercitar durante a gravidez:

Certos tipos de doenças cardíacas e pulmonares
Insuficiência cervical ou cerclagem
Estar grávida de gêmeos ou trigêmeos (ou mais) com fatores de risco para parto prematuro
Placenta prévia após 26 semanas de gravidez
Trabalho de parto prematuro ou membranas rompidas (sua água quebrou) durante esta gravidez atividade física regular
Pré-eclâmpsia ou pressão alta induzida pela gravidez Anemia grave

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO DURANTE A GRAVIDEZ?

O exercício regular durante a gravidez beneficia você e seu feto das seguintes maneiras:

Reduz a dor nas costas
Reduz a constipação
Pode diminuir o risco de diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e cesariana
Promove ganho de peso saudável durante a gravidez
Melhora o condicionamento geral geral e fortalece o coração e os vasos sanguíneos
Ajuda você a perder o peso do bebê após o nascimento

QUANTO DEVO EXERCITAR DURANTE A GRAVIDEZ?

Idealmente, as mulheres grávidas devem ter pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada a cada semana.

Uma atividade aeróbica é aquela em que você move grandes músculos do corpo (como os das pernas e braços) de maneira rítmica. Intensidade moderada significa que você está se movendo o suficiente para aumentar sua frequência cardíaca e começar a suar. Você ainda pode falar normalmente, mas não pode cantar.

Exemplos de atividade aeróbica de intensidade moderada incluem caminhada rápida e jardinagem geral (varrer, capinar ou cavar). Você pode dividir os 150 minutos em exercícios de 30 minutos em 5 dias da semana ou em exercícios menores de 10 minutos ao longo de cada dia. Se você é novo no exercício, comece devagar e aumente gradualmente sua atividade.

Comece com apenas 5 minutos por dia. Adicione 5 minutos por semana até ficar ativo por 30 minutos por dia. Se você era muito ativo antes da gravidez, pode continuar fazendo os mesmos exercícios com a aprovação do seu obstetra. No entanto, se você começar a perder peso, pode ser necessário aumentar o número de calorias que você come.
QUE MUDANÇAS OCORREM NO CORPO DURANTE A GRAVIDEZ QUE PODEM AFETAR MINHA ROTINA DE EXERCÍCIOS?

Seu corpo passa por muitas mudanças durante a gravidez. É importante escolher exercícios que levem em consideração essas alterações:

Articulações – Os hormônios produzidos durante a gravidez fazem com que os ligamentos que sustentam suas articulações fiquem relaxados.