Treino Inteligente

Treino Inteligente


Como a atividade física pode prevenir e reabilitar doenças cardíacas

January 22, 2020

Neste episódio de Treino Inteligente, Rainier Morilla e Laís Monteiro falam sobre os problemas cardiovasculares e como a prática dos exercícios físicos podem ajudar na prevenção deles.

AS DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Para nos ajudar a responder diversas dúvidas sobre o assunto, convidamos Juliana Beust, formada em Educação Física pela PUC/RS, mestre em cardiologia e doutoranda também em cardiologia pela Universidade do Rio Grande do Sul.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), dentre as doenças crônicas não transmissíveis, as cardiovasculares são ainda hoje, as que trazem maior risco de morte.

MAS O QUE SÃO ESSAS DOENÇAS?

As doenças cardiovasculares são um conjunto de problemas que acometem o coração e os vasos sanguíneos, trazendo graves complicações à saúde.

Como exemplo dessas doenças, temos, infarto agudo do miocárdio (ataque cardíaco), acidente vascular encefálico (AVC),  insuficiência cardíaca, entre outros problemas.

POSSO ADQUIRIR UM PROBLEMA CARDIOVASCULAR?

Existem diversos fatores que levam uma pessoa a contrair um problema cardiovascular, dentre eles, podemos citar dois principais: fatores externos e fatores genéticos.

Os fatores genéticos acontecem quando temos predisposição a contrair algum tipo de doença cardiovascular, nesse caso, não temos como controlar esse acontecimento, mas podemos amenizar buscando ajuda com os profissionais adequados.

Os fatos externos ou fatores modificáveis, acontecem devido a um ou mais hábitos que podem ser controlados para que a possibilidade disso acontecer reduza drasticamente. 

Entre esses hábitos temos tabagismo, má alimentação, consumo excessivo de álcool e principalmente o sedentarismo.

COMO POSSO REDUZIR AS CHANCES DE TER UM PROBLEMA CARDIOVASCULAR?

A primeira coisa a se fazer para evitar um possível problema cardiovascular, é evitar o sedentarismo e fazer pelo menos as atividades físicas mínimas recomendadas pela OMS.

Lembrando que atividade física não é a mesma coisa que exercício físico (ouça nossos podcasts Atividade Física x Exercício Físico, Volta a Calma e os de emagrecimento).

É recomendável também procurar ajuda profissional para um melhor acompanhamento, e quando falamos em ajuda profissional, não apenas um educador físico, mas um nutricionista, psicólogo entre outros. 

Esses profissionais vão te direcionar o melhor tipo de treino, de alimentação, e também te ajudar com o seu psicológico, fator extremamente importante para manutenção do bem estar.