Treino Inteligente

Treino Inteligente


Porquê dividimos as pessoas entre heróis e vilões, amigos e inimigos?

November 06, 2019

Porquê dividimos as pessoas entre, heróis e vilões, amigos e inimigos, perfeitos ou imperfeitos?

Neste episódio, Rainier Morilla e Laís Monteiro falam com a Psicóloga Claudia Scattini Varandas sobre porquê dividimos as pessoas entre, heróis e vilões, amigos e inimigos, perfeitos ou imperfeitos? Conversamos sobre a identificação projetiva e a idealização projetiva.

PROJEÇÃO

Como falamos no episódio sobre Projeção: A projeção é um mecanismo psicológico de fuga à consciência dos próprios problemas. E é uma consequência direta da censura, que é quando negamos ou reprimimos tudo o que há de ruim em nós mesmos.

Quando nós censuramos uma consciência nossa, usamos a projeção dessa consciência no outro. Em vez de enxergarmos o problema que há em nós, enxergamos nossas características nos outros de forma inconsciente.

Essa projeção acontece de duas maneiras diferentes. Através da: Identificação Projetiva e Idealização Projetiva.

Lembrando que esses processos acontecem de forma inconsciênte e sem que nós tenhamos

Quanto menos eu tenho consciência de quem eu sou, do que eu penso, faço e sinto, mais eu projeto no outro. Tudo o que há em mim e eu não percebo eu coloco isso em outra pessoa.

Identificação projetiva

Na identificação projetiva, vemos as pessoas como inferiores ao que elas realmente são. Isso porque nós projetamos os nossos defeitos, má intenções, pontos fracos e ruins no outro.

Em geral nós fazemos a identificação projetiva em pessoas que são próximas de nós. Vemos defeitos e falhas em nossos conjuges, pais e filhos. As pessoas que vemos todos os dias, como colegas de trabalho, chefes e subordinados.

Quando fazemos a identificação projetiva, nós podemos quebrar um dialogo, quebrar relações e conversas que são boas e saudaveis.

IDEALIZAÇÃO PROJETIVA

Na idealização projetiva, vemos as pessoas como muito superiores ao que elas realmente são. Vemos nossos ideais mais nobres, nossa noção de perfeição e o que queremos ser nessas pessoas.

Em geral fazemos a idealização projetiva em pessoas que estão longe de nós. Como não conseguimos enxergar as falhas das pessoas, damos elas como perfeitas. Em geral colocamos essas pessoas no papel de idolos, super amigos e super heróis.

Infelizmente, quando fazemos isso e temos contato com os defeitos dessa pessoa, nós podemos transformar elas de sonhos em pesadelos, de melhores amigos a inimigos mortais, de heróis para vilões

PROJEÇÃO E IDEALIZAÇÃO NA MESMA PROPORÇÃO

Em geral nós fazemos a identificação e idealização na mesma proporção. Isso porquê ambas são sintomas de um mesmo problema, a falta de consciência de quem realmente somos.

Precisamos aceitar quem de fato somos. Ver que temos falhas e acertos, pontos fortes e pontos fracos, fazemos o que é certo e o que é errado.

Só quando trazemos essas consciência, paramos de realizar a censura e aceitamos com amor e carinho quem realmente somos é que a projeção começa a se dissolver.

Ouça esse episódio e aprenda um pouquinho mais sobre você mesmo.