Sala da Justiça

Sala da Justiça


Apollo 11, 50 anos da chegada na Lua! — Sala da Justiça #72

September 07, 2019

Saudações terráqueos e amigos da Sala da Justiça, estamos de volta para nosso episódio 72, uma homenagem aos 50 anos da Chegada na Lua e aos heróis Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins, além de todos os outros que vieram antes deles, mas também foram fundamentais nessa conquista.

Para falar sobre esse tema incrível temos a presença do nosso convidado Sérgio Sacani do Space Today, além do nosso júri, formado hoje por Carlos Cardoso, Sérgio Vieira (Ex-Libris), Ronaldo Gogoni e eu, é claro.

Uma coisa que todos achavam ser impossível foi atingida 50 anos atrás, mas ela não aconteceu da noite pro dia, muito pelo contrário. Nossa conversa sobre a ida até a Lua começa muito antes do famoso discurso de John F. Kennedy em 1961, com Robert Goddard do lado dos Estados Unidos e Konstantin Tsiolkovski pelo lado russo, verdadeiros pioneiros.

O papo vai até o final da Segunda Guerra, mostrando como o recrutamento de Werner Von Braun e outros cientistas alemães na Operação Paperclip foi fundamental para os planos norte-americanos. No cast de hoje também falamos sobre o programa Mercury (recomendamos muito que você assista ao filme Os Eleitos (The Right Stuff), sobre a importância do feito de Yuri Gagarin, o primeiro humano no espaço, e também sobre Alan Shepard, primeiro americano a chegar lá.

Conversamos sobre o projeto Gemini, que teve testes de acoplamento e caminhada espacial, as duas perdidas pelos Estados Unidos para a União Soviética, e a incrível destreza Jedi de Neil Armstrong em um voo da Gemini 8, quando conseguiu reverter uma situação impossível, algo mostrado de forma bem legal no filme O Primeiro Homem (pra saber por qual motivo o Cardoso odeia o filme, ouça o cast).

Sim, a Corrida Espacial pode ter começado com a União Soviética vencendo todas as disputas, mas depois o programa russo acabou ficando pra trás, muito por conta da morte de seu líder, Sergei Korolev, sem a qual o desfecho da história poderia ser totalmente diferente. Falamos sobre a impressionante explosão do N1, e também sobre o terrível e lamentável acidente da Apollo 1.

Apesar de ter entrado para a história (entre outras coisas) como seu grande entusiasta, Kennedy chegou a tentar cancelar o projeto Apollo, mas felizmente não conseguiu. Seu vice Lindon Johnson, que era o grande entusiasta por trás dessas ideias espaciais, acabou surfando a onda quando assumiu o mandato, mas infelizmente o presidente na hora da chegada na Lua já era Dick Nixon.

Finalmente chegamos ao imenso Saturn V, que levou o módulo de comando, módulo de serviço e módulo lunar para fora da Terra. No cast trazemos o depoimento e a lembrança viva da transmissão ao vivo dos pousos na Lua com o Sergio Vieira, que tinha 12 anos em 1969 (eu só ia nascer no ano seguinte).

O Saturno V é realmente muito impressionante, com seus 110 metros de combustível. Falamos sobre o sistema das telas dos "computadores" da missão de controle, que não eram realmente computadores, como o Cardoso conta aqui. Estive ano passado para uma visita que planejava há anos ao Houston Space Center, na qual pude conferir o Saturn V, mas infelizmente não pude conhecer pessoalmente a sala de controle das missões Apollo, pois estava sendo reformada para o cinquentenário da sua missão neste ano.

O já citado discurso de Kennedy no início da década acabou sendo mesmo profético, e culminou no pouso de Buzz Aldrin e Neil Armst...