Natan Rufino | Áudio

Natan Rufino | Áudio


A Importância do Batismo no Espírito Santo

June 16, 2018

Em vários lugares das Escrituras encontramos passagens que fazem referência ao fato de Deus ter prometido que um dia seu Espírito seria concedido livremente aos homens. Um dos textos mais populares se encontra em Joel 2.28,29 quando Deus disse “Acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias”. Inclusive esta foi a passagem usada por Pedro quando quis explicar que os discípulos não estavam embriagados como alguns estavam pensando, e foi com este texto bíblico que Pedro explicou que aquilo não era outra coisa senão o cumprimento da profecia do derramamento do Espírito Santo que havia sido prometido por Deus.

Além dos inúmeros textos do Antigo Testamento que fazem alusão a esta promessa, também encontramos outros textos no Novo Testamento que também a mencionam, demonstrando assim a sua importância para a vida cristã na atual Aliança. Em Efésios 1.3 Paulo disse: “Depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tenho nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito PROMETIDO”. Em Gálatas 3.14 Paulo diz: ” Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito PROMETIDO”. O próprio Jesus mencionou esta importante promessa: “Eis que envio sobre vós a PROMESSA de meu Pai” (Lucas 24.49). Atos 2.33 diz que “[Após Jesus ter sido] exaltado, à destra de Deus, tendo recebido do Pai A PROMESSA DO ESPÍRITO SANTO, derramou isto [as línguas] que vedes e ouvis”. Para concluir, o povo em Atos 2 depois de ter ouvido a explicação de Pedro sobre as línguas que os confundia, lhe perguntaram no versículo 37: “O que devemos fazer irmãos?” e Pedro respondeu: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e RECEBEREIS O DOM DO ESPÍRITO SANTO. Pois para vós outros é a PROMESSA, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar” (Atos 2.38,39). O Espírito que fora prometido por Deus é para todos quantos o Senhor chamar!

Ora, se Deus prometeu, certamente é porque ele desejava dar o que fora prometido! Deus quis, planejou e fez questão de gerar expectativa ao longo dos anos de que um dia o seu Espírito habitaria o coração do homem e o seu poder estaria sobre todos aqueles que nele cressem. Por meio de Ezequiel o Senhor disse: “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis” (Ezequiel 36.26,27). Quando Jesus mencionou a vinda do Espírito Santo ele disse: “O Pai vos dará outro Consolador, afim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber… vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós” (João 14.16,17).

Quando os cerca de 120 irmãos foram cheios do Espírito Santo pela primeira vez e falaram em línguas Pedro disse que se tratava do cumprimento da antiga promessa de que “Nos últimos dias Deus derramaria do seu Espírito sobre toda carne” (Atos 2.17). Se o dia de Pentecostes foi o primeiro dia em que crentes receberam o Espírito Santo, com a evidência bíblica de falar em outras línguas, então, aquele foi o primeiro dia dos últimos dias! O Batismo no Espírito Santo é uma característica necessária para todo crente que viverá durante o período bíblico chamado de “últimos dias”. Deus não fez planos para que seus servos vivessem os últimos dias sem os recursos e benefícios advindos da oração em línguas, consequência direta do Batismo no Espírito Santo.

Infelizmente alguns cristãos tem experimentado apenas uma parte do que Deus planejou para eles; influenciados talvez por uma pregação parcial a respeito do Batismo no Espírit...