Mob Ground

Mob Ground


Tungcast#082: Discos de 1994 (vol.1)

May 29, 2014

Primeiro post da série especial sobre os discos que completam 20 anos, começando pela derrocada do grunge (com a morte de Kurt Cobain e a obra-prima do Soundgarden) e a chegada do novo mainstream, com bandas como Oasis, Dave Matthews Band e a ascensão de Jamiroquai, Live e Nine Inch Nails.


Baixe em mp3 (58MB) – clique com o botão direito e escolha “salvar comoâ€


Introdução: “All Apologies”, Nirvana (do disco Unplugged in New York) e o declínio do grunge.


Menções e remissões: Jar of Flies (Alice in Chains), Purple (Stone Temple Pilots), Vitalogy (Pearl Jam), Monster (REM), Cracked Rear View (Hootie & Blowfish), No Need to Argue (Cranberries)




Soundgarden – Superunknown

Obra prima da banda de Seattle, do grunge e de toda a década de 90, mostrando porque o Soundgarden era um dos filhotes mais prodigiosos do Black Sabbath (para Dave Grohl, é o encontro de Sabbath com Beatles). Último respiro do grunge, esse disco tem 70 minutos de duração e Ã© um bom termômetro sobre o que estava acontecendo naquele tempo, com discos mais longos e produzidos.

música â–º “Mailman

______________________________________




Nine Inch Nails – The Downward Spiral

Disco que deu uma cara à banda e que transformou Trent Reznor em guru da cena “industrial” da época, influenciando bandas como Ministry e até o próprio Axl Rose. Ótimo trabalho de Adrian Belew nas guitarras e boas ideias musicais, alternando momentos climáticos com momentos de extrema intensidade.

música â–º “Mr. Self Destruct

______________________________________




Live – Throwing Copper

Segundo e mais bem sucedido álbum da banda, com 8 milhões de discos vendidos e o sucesso dos singles “Selling the Drama”, “Lightning Crashes”, “All Over You” e “I Alone”, a banda não foi capaz de criar uma base de fãs fora dos EUA, mas que teve sua importância no cenário alternativo da época.

música â–º “Iris

______________________________________




Dave Matthews Band – Under the Table and Dreaming

Primeiro sucesso da banda antes do estouro em Crash (1996), mostrava as características que marcariam o som deles. A variedade de instrumentos e o maior cuidado nos arranjos davam um acabamento sofisticado ao som da banda e caiu no gosto dos “jovens adultos”, por se contrapor à simplicidade (ok, boçalidade) do “college rock”.

música â–º “What Would You Say?

______________________________________




Oasis – Definitely Maybe

Primeiro e melhor disco do excêntrico quarteto inglês. Por ser mais cru, soa melhor, mais urgente e sem os vícios e fricotes que marcariam a carreira da banda depois do estouro do disco seguinte (What’s The Story) Morning Glory. Músicas como “Rock n’ Roll Star” e “Up In The Sky” mostravam todo o vigor da banda, mas “Live Forever” já era um indício dos clichês que viriam no futuro.

música â–º “Supersonic

______________________________________




Jamiroquai – The Return of the Space Cowboy

Segundo disco da banda de Jay Kay que ainda buscava uma identidade própria e, em muitos momentos, emulava Stevie Wonder, sendo que eles só estouraram mesmo com Travelling Without Moving (1996). Mesmo assim, é presente uma boa mistura de rock com soul, R&B e funk, bons riffs e muita ousadia na progressiva “Just Another Story” e no single “Space Cowboy”, que se tornou clássico.

música â–º “The Kids


The post Tungcast#082: Discos de 1994 (vol.1) appeared first on Mob Ground.