Maxximizando

Maxximizando


#32 Porque o RH pergunta pretensão salarial?

August 05, 2016

Queridos ouvintes do Maxximizando, quem nunca ficou na dúvida do que responder quando o RH pergunta a pretensão salarial, hein?!
Nosso ouvinte Paulo Henrique perguntou e a gente responde.
Como a gente sempre diz aqui no podcast, não existem verdades absolutas nesse campo. Cada RH vai se posicionar e utilizar suas próprias técnicas. Por isso, investiguei com grandes profissionais dessa área para ter uma base de por que essa pergunta é feita e o que eles esperam ouvir como resposta.
Chegamos então a um denominador comum que é: eles perguntam a pretensão salarial para saber sua pretensão salarial. (risos)
Novamente não existe nenhuma pegadinha. O que acontece é que o RH precisa saber se pode te oferecer determinada vaga, se deve continuar o processo de seleção com você.
Imagine só se sua pretensão for a partir de 5k e a vaga estiver na faixa de 2k. É uma diferença muito grande e provavelmente você não vai aceitar, então nem adianta passar por todo o processo seletivo.
Já quando a diferença é em torno de 200 ou 500 reais, é possível negociar com o candidato, principalmente se ele for exatamente o que estavam buscando. Haverá uma negociação onde o salário final pode ser aumentado a partir da pretensão do indivíduo.
Quando for falar sua pretensão, você precisa ter noções de mercado, de quanto é a faixa salarial daquele cargo, conhecer a empresa onde esta se candidatando e as oportunidades e benefícios que podem haver, saber o seu valor, ou seja, quanto você pode trazer de lucro ou economia para empresa. Enfim, essa é uma questão de autoconhecimento e negociação.
Abaixo estão as respostas recebidas por diversos profissionais de RH de várias cidades do país e também seus respectivos links para o Linkedin. Façam contato com eles e lembrem-se de personalizar a mensagem ao adicioná-los hein?!
 
 
Luiz Carlos
Acredito que sejam 3 razões básicas:
1- Saber se o salário pago pela empresa atende as expectativas do empregado que será contratado;
2- Fazer uma comparação entre o salário oferecido pela empresa e o solicitado pelos candidatos;
3- Reavaliar os benefícios de forma que esses possam compensar uma possível discrepância entre o valor de salário oferecido e o pretendido pelo empregado.
 
Denis Manieri Maglioni
As empresas usam essa pergunta para negociar. Não pense que é porque a empresa não sabe quanto vai pagar pelo profissional, mas sim para saber em qual faixa salarial do plano de cargos e salários sua pretensão está. Lembre-se que é uma negociação. Empresas sérias não fazem leilão, não é por uma diferença de reais que o candidato será selecionado.
DICA: Sugestões para quem não está confortável para responder:
Pergunte: Posso saber mais sobre a empresa, benefícios, localização, segmento?
Posso analisar o que disse e te passar a pretensão em nosso próximo contato?
Essas perguntas podem te ajudar a conhecer melhor a empresa e informar uma pretensão com mais segurança
 
Alisson Rodrigo Gratão de Lima
Vejo duas razões para fazer essa pergunta numa entrevista: Em primeiro lugar está o fato de que nem todos conhecem os métodos para classificação de cargos e por isso subestimam ou superestimam o valor da posição. Isto pode ocorrer tanto pela empresa que abriu a vaga subestimando o valor de mercado ou pelo candidato que imagina um cargo com mais responsabilidades do que o real. Neste caso perguntar a pretensão dá ao entrevistador uma percepção sobre o nível de responsabilidades e complexidades esperada para o cargo. O segundo motivo para mim é ainda mais simples: BARGANHA.