Maxximizando

Maxximizando


#28 Conheça as dificuldades para o profissional de RH que está iniciando a carreira

June 29, 2016

Episódio passado teve como tema os passos para se tornar um profissional de RH. Neste falaremos sobre as dificuldades enfrentadas por quem está ingressando nesta carreira maravilhosa.
Todo início de carreira é complicado, ainda mais se você trabalhar em um setor ainda pouco valorizado na maior parte do país, como é o caso da carreira em recursos humanos.
Neste episódio elencamos algumas dificuldades típicas enfrentadas por todo iniciante analista de RH e afins.
1º Dificuldade Encontrar uma vaga de trabalho ou de estágio
Essas vagas nem sempre estão disponíveis por aí, então precisamos criá-las. Isso mesmo, criar o próprio trabalho.
Você vai precisar bater na porta das empresas, oferecer seu trabalho e falar dos resultados que pode trazer para organização.
2º Dificuldade Muitos não vão valorizar seu trabalho. Lute pelo seu espaço.
Depois de conseguir a vaga, você terá de conquistar os demais líderes e toda equipe. No mundo empresarial é comum falar sobre números, então você precisa falar a mesma linguagem. É essencial trabalhar com planejamento, metas, gráficos e números, ou seja, todos os dados do RH precisam ser mapeados e trabalhados em indicadores.
O RH não deve de forma alguma ser um tipo de defensor dos funcionários, aquele que só “gasta” os recursos da empresa para gerar benefícios aos colaboradores.
Para trazer resultados para empresa é necessário focar em reduzir custos ou aumentar desempenho. Para as duas coisas é preciso mapear os processos, identificar os pontos de melhoria, discutir alterações com a diretoria e implantá-las.
Além de estar ao lado da diretoria o RH também precisa estar ao lado dos funcionários, que é nossa próxima dificuldade.
3º Dificuldade Conquistar a confiança da equipe
Você vai precisar do apoio de todos para implantar melhorias em processos e para isso vai ter de conquistar a confiança de todos. O Rh precisa ser alguém ético e confiável.
4º Dificuldade Sair do operacional
Muitos profissionais em início de carreira, acabam atendendo a uma grande demanda operacional e não atuam em nível estratégico. Essa é uma escolha que não lhe torna essencial a organização. Lute com todas as forças para organizar a demanda de trabalho e implantar ações estratégicas. Vai dar mais trabalho no começo, mas depois vai tornar sua atuação mais fácil.

//