Treino Inteligente

Treino Inteligente


Ballet após os 20 anos? Como começar o Ballet Adulto?

September 25, 2019

É possível fazer ballet após os 20 anos?

Ao contrario do que muitos pensam, não há limite de idade ou de corpo para o ballet. Se você sempre teve o sonho de ser uma bailarina, se joga, porque o ballet, faz tempo, deixou de ser coisa de criança.

Independente da sua idade, você pode começar o ballet após os vinte anos, bem como pode começar a dançar aos sessenta. Eu mesmo tenho alunas na meia-idade que começaram a fazer ballet e juram de pés juntos, que nada na vida trouxe tanta força e vigor como o ballet.

Quais são os benefícios do ballet adulto?

ALONGAMENTO E FLEXIBILIDADE: O ballet trabalha as musculaturas de forma excêntrica, ou seja, os músculos precisam trabalhar em contração de alongamento máximo das fibras. Como você está trabalhando o tempo inteiro força de alongamento, você conquista o ganho de flexibilidade.

MOBILIDADE: No ballet você sempre está trabalhando a sua amplitude máxima, levando o seu corpo ao maior movimento que sua articulação permite. Com movimentos dinâmicos e com ritmo, os seus músculos se tonificam para gerar maior estabilidade da articulação dando movimentos fluidos, belos e naturais.

FORÇA: Embora o ballet pareça suave e leve, há muita força envolvida em cada movimento e passo. O seu corpo inteiro precisa trabalhar com intensidade, mantendo sua estabilidade e equilíbrio, para executar o menor dos movimentos. O ganho de força vêm da permanência e repetição dos movimentos.

POSTURA: Os padrões posturais, no ballet, são muito trabalhados. O ballet é muito simétrico, exige alinhamento e postura durante os movimentos. Não existem movimentos quebrados, apenas movimentos com simetria. Então todo o trabalho muscular do ballet vem junto com esse alinhamento e precisão do seu corpo.

COORDENAÇÃO MOTORA E EQUILIBRIO: Qual a melhor forma de definir o ballet do que manter o equilíbrio durante um movimento belo e preciso. É preciso sincronização, conhecimento do seu espaço e do seu corpo.

TRABALHO MENTAL: O ballet trabalha muito com concentração e atenção. É necessário estar presente nas aulas, não só de corpo, mas de mente e alma. A cada aula você constrói sua memória, musicalidade, ritmo e movimento.

Porquê fazer o ballet após os 20 anos?

Porquê eu não falei nem metade dos benefícios. O ballet ajuda na diminuição de ansiedade, aumento de resistência cardíaca, aumento de resistência respiratória, diversos âmbitos de saúde e bem estar.

Você pode ter todos esses benefícios acima enquanto se diverte. Sim, dançar ballet é uma diversão e um sonho realizado. Te ensina a lutar pelo que você acredita, te dá foco, disciplina, responsabilidade. Tudo isso enquanto você brinca com o seu corpo.

Isso sem contar que no ballet há o convívio e interações com as pessoas. Amizades são construídas e mantidas ao longo de muitos anos, graças ao ballet e ampliar nossa rede de contatos.

Todo mundo pode fazer ballet. Há advogadas, engenheiras, administradoras, economistas, arquitetas, produtoras de cinema, atrizes, donas de casa e cantoras, pessoas de todas as profissões e idades dançando neste exato momento.

O que eu preciso para começar a dançar ballet?

Força de vontade e uma sapatilha, nada mais. E olha que a sapatilha pode ser substituída por uma meia.

Não é preciso ter um treinamento ou um corpo específico para a dança. A flexibilidade, mobilidade, força, equilíbrio, memória: isso é consequência.

É como uma faculdade. Você não começa formado, você aprende durante as aulas e evolui conforme dança e aprende mais sobre seu corpo, movimento e dança.

Vêm você também, dançar.