Montreal na Real

Montreal na Real


#69 – Quando a carne não é fraca: Vegetarianismo, veganismo, saúde, proteção ambiental - Montreal na Real

April 26, 2016

Ultimamente tem sido cada vez mas divulgados os benefícios de se adotar dieta e hábitos que visam abolir o consumo de carnes e produtos de origem animal. Mas será que uma dieta 100% vegetariana é saudável? Qual a diferença entre vegetarianismo e veganismo? A questão se resume a “apenas”proteção aos animais, ou é uma maneira de salvar o planeta? Qual o impacto da criação de gado na mudança climática? Quais as vantagens de adotar o veganismo? Essa é uma prática comum no Canadá? Crianças podem ser vegetarianas? O que as Ordens de nutrição do Québec e do Canadá dizem sobre o assunto? Como repor os nutrientes contidos nas carnes? É mais fácil ser vegano nas Terras Geladas, que no Brasil? Quais são os lugares especializados em cardápios sem uso de carne e derivados de animais? Como é o dia-a-dia de um vegetariano?
Para debater com os (ainda) carnívoros Marcio Ribeiro e Cida de Roussan, convidados a nutricionista Mariana Quintaes, que está terminando a equivalência de diploma na UdeM, o cientista políiico e pesquisador da McGill sobre veganismo no Brasil e no Canadá Felipe Colomé,  o diretor artístico, videomaker e vegetariano Matheus Cavaliere e sua esposa Lia Porto, pesquisadora em agricultura urbana e doutoranda na HEC.
Montreal na Real vai ao ar todas as terças-feiras às 17h30 (horário de Montreal) no 102,3 FM, Radio Centre-Ville.
Clique no botão de play no fim do post para ouvir ou em download para baixar a versão mp3 do podcast.
Clique aqui para ouvir a versão completa sem edição, como foi ao ar na rádio
 
COMENTADOS NO PROGRAMA 
Restaurantes Veganos em Montreal

Lola Rosa  – 545 Milton e 4581 Parc
Aux Vivres – 4631 St Laurent Boul.
The Green Panther – 145 Mount Royal Ave. E.
Crudessence – 105 Rachel
ChuChai- 4088 St-Denis
Antidote comptoir vegane – 3459 Rue Ontario E

Lista feita pelo blog Mandy e mais sobre locais que vendem produto vegan e orgânicos 
Festival vegano de Montreal  
Documentáriossobre o tema
Cowspiracy – Produzido por Leonardo de Caprio. Mostra como a exploração animal é causa para desmatamento, poluição e degradação ambiental. Faz pensar apenas com argumentos fortes e sem apelar para imagens chocantes.

Foodmatters – Você é o que você come. Não é especificamente sobre veganismo, mas mostra como os alimentos podem ser usados como fonte de saúde. Muito bem produzido.
Blackfish – Fala da exploração de animais nos parques aquáticos, principalmente o Seaworld. Nomeado para o Bafta, maior prêmio do cinema inglês. Dirigido por Gabriela Cowperthwaite foi transmitido na CNN visto por mais de 21 milhões de telespectadores, conseguindo transformar a opinião pública sobre uma indústria milionária e mudando a realidade dos parques que exploram animais.
Vegucated – um documentário realizado a partir de um projeto que contou com a participação de 3 pessoas que aceitaram o desafio de levar um estilo de vida vegano por 6 semanas. Apesar delas terem encarado a proposta como uma brincadeira, todas acabam ficando bastante sensibilizadas a partir do momento em que passam a conhecer a triste realidade vivida pelos animais criados para consumo.

 
Aplicativos para você ouvir o Montreal na Real no seu Smartphone:
Android
IOS
App de rádio online