Diletante Profissional

Diletante Profissional


THE NATURAL WAY TO DRAW – exercício 7 – Peso modelado

August 18, 2020

Compre seus materiais de desenho e arte aqui https://amzn.to/31M0tvC

Esse é o sétimo exercício da série de exercícios do livro do Kimon Nicolaides.

No primeiro post eu falei sobre quem é Nicolaides e qual a linha de pensamento do livro. Se você não viu esse post ele o ponto de partida. Veja aqui.

Veja os cronogramas de exercícios aqui.

Você pode ver todas as postagens sobre o livro aqui nessa tag.

Objetivo: encontrar os pontos de “peso” da figura e um princípio de volume e profundidade

Materiais: giz de cera, pastel ou carvão e papel barato (sempre 1 desenho por folha e vai ser feito centenas de desenho, então use o papel mais barato que achar, frente e verso). Não usar borracha até o exercício 28

Observações: esse exercício é basicamente uma combinação do exercício 6 com o 3, mas dando um passo a frente nesse pensamento de contorno cruzado. Até esse ponto esse foi o exercício que eu mais gostei de fazer.

Exercício: comece exatamente igual ao exercício 6, faça todo o processo de marcação de pesos, mas sem escurecer demais o desenho. Feito isso, você vai fazer um processo muito semelhante ao do exercício 3, indo de um lado para o outro (ou de cima para baixo) dentro dos limites do contorno, mas acompanhando o volume. A diferença aqui é que você vai apertar mais o lápis no momento que a linha de volume se aprofunda e ir deixando o traço mais fraco conforme vem para a frente. Veja o vídeo para entender melhor, mas é um exercício muito bom para entender a questão de profundidade.

https://youtu.be/N-H6CeWOBxY