Treino Inteligente

Treino Inteligente


Como Funciona a Projeção e Como Lidar com o Mecanismo de Defesa da Alma?

October 09, 2019

Neste episódio de Divã Inteligente, Claudia Scattini Varandas, Rainier Morilla e Laís Monteiro falam sobre como funciona a projeção e como lidar com o mecanismo de defesa da alma.

Tem alguém que te deixa nervoso só por estar perto de você? Uma coisa específica que alguém faz que te tira do sério imediatamente?

Isso pode ser a sua projeção.

A Projeção e o Mecanismo de Defesa

A projeção é um mecanismo psicológico de fuga à consciência dos próprios problemas. E é uma consequência direta da censura, que é quando negamos ou reprimimos tudo o que há de ruim em nós mesmos.

Quando nós censuramos uma consciência nossa, usamos a projeção dessa consciência no outro. Em vez de enxergarmos o problema que há em nós, enxergamos nossas características nos outros de forma inconsciente.

"A projeção é algo que todos fazemos. É o ato de pegar algo de nós mesmos e colocá-lo fora de nós, nos outros. Às vezes projetamos aspectos positivos e às vezes negativos de nós mesmos. Às vezes, projetamos coisas que não queremos reconhecer sobre nós mesmos e, por isso, revertemos e colocamos nos outros (ou seja, 'Não fui eu quem cometi um erro estúpido, é você que é crítico de tudo o que faço!'). Às vezes, são simplesmente nossas experiências (ou seja, 'Meu pai era um homem razoável quando discordamos; portanto, se eu usar a razão com meu chefe, podemos resolver nosso desacordo'.

O problema de projetar aspectos negativos de nós mesmos é que ainda sofremos com eles. No exemplo acima, em vez de nos sentirmos inadequados (nosso verdadeiro sentimento), sofremos com a sensação de que todos são críticos de nós. Embora escapemos de sentimentos de inadequação e vulnerabilidade, ainda assim sofremos e nos sentimos desconfortáveis. Quanto mais energia você gasta para evitar perceber que possui pontos fracos, mais difícil será finalmente enfrentá-los. Esse é o principal mecanismo de defesa das personalidades paranoicas e antissociais."

Fonte: Psychpage

Inveja, Censura e Projeção

Nós não conseguimos tratar e arrumar o problema que há nos outros, mas conseguimos tratar os problemas que há em nós. Quando tomamos consciência de que usamos a projeção, que o problema não está no outro, mas eu quem enxergo em quem está ao meu redor, conseguimos tratar nossa patologia.

A censura à consciência e a resistência de enxergar nossos próprios problemas, especialmente a inveja, trás uma série de enfermidades na mente, alma e corpo. Nós falamos sobre a censura no episódio: O que é a censura? E porquê nos censuramos?

Quando a censura é muito intensa, especialmente com a Inveja, inconscientemente colocamos a projeção nas pessoas. Ou seja colocamos a responsabilidade de nossos problemas, dificuldades e questões internas no outro.

Só quando aceitamos nossa consciência, nossas qualidades, características, dificuldades e problemas é que lidamos conseguimos aliviar a projeção e censura que temos conosco. Tudo isso, sempre com muito amor, carinho e paciência.

O que eu faço, agora?

Ouça este episódio do podcast de psicologia Divã Inteligente, sobre projeção. Nós falamos sobre como reconhecer tua humanidade, com amor e carinho. Aceitar seus erros, problemas e sua natureza humana e falha é o primeiro e mais importante passo.