Treino Inteligente

Treino Inteligente


A Influência da Mente no Corpo e no Treinamento Físico

October 02, 2019

Neste episódio do Treino Inteligente, Rainier Morilla e Laís Monteiro falam sobre a influência da mente no corpo e no treinamento físico.

O corpo e a mente não são isoladoso que acontece no corpo influencia a mente e o que acontece na mente reflete no corpo. Aprenda a utilizar a sua mente ao seu favor durante os exercícios físicos.

É preciso pensar que a mente é um limitador, quando o seu cérebro diz que você não consegue executar um movimento, o seu corpo não irá executar um movimento.

Já se você pensa que irá executar os seus exercícios dando o seu máximo e com qualidade, você irá realizar um treino dando o máximo de sí e com qualidade. É preciso dar o seu ânimo, atenção e concentração durante os exercícios.

Presença.

É comum pensar que "dar o máximo" durante um treino é sinonimo de alta intensidade, esforço físico máximo, exceder os limites das articulações, das fibras musculares e especialmente executar um movimento a qualquer custo. Isso é um sério problema.

O "dar o máximo" é entregar o máximo de si para o treino.

O quanto a sua mente está no agora, no presente, no momento do treino?

O quanto você se percebe, enxerga suas limitações e direciona o treinamento para superar seus limites?

É preciso enxergar as suas limitações, com amor e carinho. Aceite que há limites para o seu corpo, mas com afeto, dedicação e paciência. Quanto mais você conhece seus limites, mais se conecta com seu corpo e mente, mais os limites vão se desfazendo.

É um processo que acontece aos poucos. Hoje, agora, somente um pequeno ponto vai melhorar. Mas no decorrer do tempo esses pequenos pontos se tornam grandes superações.

Por isso, aprecie e aproveite o que está acontecendo agora.

Automatização

Nossa mente funciona em dois sistemas, conforme Daniel Kahneman relata no livro "Rápido e Devagar: Duas formas de pensar"

O primeiro sistema é intuitivo. Sempre que você repete uma tarefa, ela se torna automatizada e entra para o sistema intuitivo. Ele é praticamente involuntario e é a base para a maioria das nossas decisões e movimentos. Incluíndo os exercícios físicos.

Já o segundo sistema é o racional. Ele pensa, analisa, avalia e só então responde. Você utiliza esse sistema quando precisa de atenção para realizar uma tarefa, decisão e movimento. Esse sistema aumenta a probabilidade de pensar de forma mais precisa e apropriada.

O primeiro sistema quase não utiliza energia, já o segundo sistema gasta muita energia. Nosso cérebro sempre escolhe o caminho mais facil e com menor resistencia para execução dos movimentos. Por isso é preciso de esforço e concentração para trazer o sistema racional para o treino.

Aprendizado.

O movimento é aprendizado. Falamos isso com mais detalhe no episódio: https://laismonteiro.com.br/podcast/treino-inteligente/tecnica-do-movimento-o-processo-de-aprendizagem/

Aprenda, no seu próximo treino, mais sobre sua mente e seu corpo. Só quando a gente aprende quais são nossas falhas, nossos acertos, nossas dificuldade e facilidades é que conseguimos melhorar o nosso treinamento.

E não se engane, você não irá vencer todos os seus problemas hoje. É preciso compreender o que você irá vencer apenas hoje. Temos muita ansiedade para atingir nossas metas e a ansiedade só piora o trabalho muscular.

Só quando você está presente e sabe o que está acontecendo no corpo e na mente é que você pode ir além. Com processo, aos poucos, mas na direção e intensão correta.

"Há uma limitação desconcertante de nossa mente: nossa confiança excessiva no que acreditamos saber, e nossa aparente incapacidade de admitir a verdadeira extensão da nossa ignorância e a incerteza do mundo em que vivem...