The Walking Tech

The Walking Tech


#37 – Não é mágica, é inovação (ou Imagineering)! | Entrevistado: Itamar Olimpio

September 09, 2021

Qual é o segredo para a inovação? Muitos acreditam que a criatividade é um dom, algo que só pode ser despertado de forma aleatória, como em um passe de mágica. Porém, o Imagineering, metodologia holandesa, mostra que a inovação pode ser algo processual.

Para falar um pouco sobre o Imagineering e a importância de sistematizar a inovação, conversamos com Itamar Olimpio, CEO da Co-Viva.

Itamar acredita que é possível ser criativo usando metodologias. Para ele, as ideias só melhoram quando você as tira do papel, mas é importante também mapeá-las e colocá-las em prática, em forma de teste.

Sobre a sua trajetória, Itamar conta a sua longa estadia na Europa; o CEO morou por seis anos na Irlanda, onde estudou inglês e trabalhou durante esse período. Depois disso, Itamar mudou para a Holanda, para continuar a sua formação acadêmica; foi lá que ele conheceu o Imagineering, um tipo de mestrado oferecido em uma universidade holandesa e que chamou a sua atenção. Itamar conquistou o título de “Engenheiro da Imaginação”, e ao todo, ficou na Europa por quase 10 anos.

Sobre o termo Imagineering, a sua origem causa uma certa confusão, já que muitos atribuem a sua criação a Walt Disney, na década de 50. Entretanto, Itamar conta que a palavra já era utilizada na década de 40 pela Alcoa. Ele também conta como o Imagineering funciona: “A partir da cocriação, as pessoas descobrem soluções para as empresas”.

https://www.youtube.com/watch?v=IwDOsKv3TqM

O Imagineering está diretamente ligado com ser inovador. Mas o que é, afinal, ser inovador? “É ser um profissional atento às mudanças à sua volta, ser curioso(a)”, diz o entrevistado. Para Itamar, inovadores não apenas pensam diferente, como também agem diferente. O resultado disso é o surgimento de novas e boas ideias.

O CEO da Co-Viva também fala que existem algumas características comuns em um profissional inovador: 

Absorvem o que acontece no mundo a sua volta com qualidade de atenção;Falam constantemente com pessoas diversas, que pensam diferente, estando abertos a experiências que essas pessoas trazem;Provocam todos com perguntas poderosas, provocativas e curiosas que desafiam o que está estabelecido;Não ficam parados: possuem alta capacidade de ação.

Itamar também revela que ser inovador é necessário especialmente em situações onde os recursos são escassos. Até por isso, o Imagineering nasceu na Holanda, um país que, em comparação a outras potências europeias, sempre precisou ser mais criativa por conta de suas limitações geográficas e de infraestrutura. 

Sobre desenvolvedores que não buscam inovar, Olimpio faz um alerta, dizendo que, no final, tudo que é desenvolvido tem como usuário final um ser humano. “Não tem como você ficar dentro da sua própria bolha, pois tudo que você faz afeta uma cadeia de pessoas”, explica o entrevistado.

https://www.youtube.com/watch?v=dN13hw7z4kM&t=3s

Itamar também conta quais são as ferramentas que ele utiliza para inovar e que são a base para o Imagineering. Entre elas, estão a cocriação, Design Thinking, e o System Thinking, que ajudam a gerar boas ideias.

Além dessas ferramentas, Olimpio conta como funciona o Future Mapping, outra metodologia utilizada por ele: “Ajudamos as pessoas a fazer um brainstorm criativo, olhando para o futuro”, detalha o CEO da Co-Viva. 

https://www.youtube.com/watch?v=WD3dzAGp0KQ

Inovação é importante, mas algumas empresas ainda são resistentes em relação a isso, ainda mais aquelas em que se desenvolveram com base em uma cultura tradicional. Itamar conta que, nesse caso,