The Walking Tech

The Walking Tech


#35 – Novas tecnologias: atalho para o sucesso | Entrevistado: Tony Ventura

August 26, 2021

A concorrência em todas as áreas está acirrada, e se destacar em meio a tantas soluções parecidas é uma tarefa cada vez mais difícil. Nesse cenário, apostar nas novas tecnologias pode ser um atalho para o sucesso de qualquer empresa.

Para explicar melhor como as novas tecnologias podem ser um diferencial, entrevistamos Tony Ventura, coach de Tecnologia.

Primeiramente, Tony fala sobre a sua  paixão por coisas inovadoras, algo que não é de hoje: “Quando era criança, meu pai adorava me dar presentes que ninguém tinha, diferentes, e eu adorava isso”, diz o entrevistado. Mais velho, o coach começou a trabalhar em startups, mas se transformou em um pesquisador de tecnologia. Hoje, Tony também faz palestras, workshops e mantém uma comunidade com mais de 10 mil pessoas na Internet, a Growth Hackers [Ferramentas].

https://www.youtube.com/watch?v=GT1frkbe-cI&t=5s

Mas o que é e faz exatamente um coach de tecnologia? Tony explica que adotou o nome “coach” pois, apesar de não ser formado em coaching, exerce uma função de amostragem e atualização de profissionais em relação às novas tecnologias. Ele também conta que muitas dessas pessoas que recebem suas orientações são altos executivos, que nem sempre têm tempo para pesquisarem sobre o assunto.

Com isso, Tony conta quais as raízes da desinformação de algumas pessoas, mesmo com a quantidade de novidades que surgem frequentemente. “As pessoas não sabem o que procurar”, diz o coach.

https://www.youtube.com/watch?v=Lu5W0hFZmb8

“Se você conhece as tecnologias certas, não precisa se preocupar com os concorrentes.” Com a autoria dessa frase,Tony reforça a importância da tecnologia diante da concorrência. E explica que hoje de fato é muito difícil se diferenciar no mercado, e muitas vezes essa diferenciação ocorre apenas pelo preço. Por isso, o coach também lembra que novas tecnologias estão cada vez mais acessíveis, o que facilita ainda mais o uso desses novos aparatos.

https://www.youtube.com/watch?v=PslqrchqU1o&t=5s

A partir daí, o entrevistado revela as principais tecnologias de vendas, das quais destaca duas: o VideoAsk e o Synthesia, sendo que a segunda é bastante utilizada por ele para impressionar clientes — confessa Tony.

Tony também relata as novas tecnologias que vem mudando o dia a dia das pessoas. Uma delas é um travesseiro anti-ronco, e ele conta como funciona: “Pesquisas descobriram que a posição do corpo influencia no ronco. É uma tecnologia anti-snoring, que move a sua cabeça para ir pro lado”.

Ele conta: “Eu sou muito curioso, então, toda vez que compro um gadget, procuro os parceiros daquele site. Assim, descubro outros parceiros que têm alguma tecnologia”. Ele também conta com a Growth Hacking [Ferramentas], sua comunidade, que ajuda o coach a buscar novas ferramentas.

O entrevistado também conta um case de sucesso, e que mais do que isso, marcou para sempre sua vida profissional. Segundo seu relato, ele apresentou uma ferramenta de edição de vídeo para uma pessoa que estava desempregada; em seguida, esse profissional foi conquistando novos clientes (graças à tecnologia), e em pouco tempo conseguiu montar a própria equipe.

Tony também contou como foi a sua experiência na última Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas. “Para mim, é como a Disney”, diz ele, e que a variedade de tecnologias é enorme, demandando muito tempo para ver todos os stands e as novidades presentes.

Perguntado sobre qual área na qual a tecnologia mais brilha seus olhos, Tony é direto: “Gosto de coisas incríveis”. Por outro lado, ele também conta qual é a que mais vende: “Ferramentas de ...