The Walking Tech

The Walking Tech


#33 – Saiba porque o Open Banking é o futuro do mercado financeiro | Entrevistado: Mateus Brum

August 12, 2021

O mercado financeiro vem sofrendo transformações importantes graças à tecnologia e ao uso mais eficiente dos dados, e um bom exemplo disso é o Open Banking. Mas como ele funciona? E o mais importante: como ele pode beneficiar pessoas físicas e jurídicas com as suas finanças?

Para explicar exatamente o que é o Open Banking, chamamos Mateus Brum, Head de Growth do Guiabolso.

Logo no início da entrevista, Mateus reflete sobre uma crítica do Centro de Inclusão Financeira do Reino Unido, o qual afirmou que o Open Banking beneficiaria somente as pessoas envolvidas com tecnologia, além de achar ingênuo pensar que os dados podem ser usados para melhores ofertas. Para Mateus, essa crítica é relevante , mas é preciso acrescentar aí também a importância das pessoas serem donas dos próprios dados. Pois, o entrevistado explica que “por mais que o banco queira, ele não consegue conhecer em 100% o seu cliente”. Consequentemente, fica mais difícil oferecer bons produtos. Por isso, é fundamental o Open Banking!

https://www.youtube.com/watch?v=MctU_eOCAIU

Mas o que é Open Banking, afinal? Mateus explica: “O Open Banking cria um sistema em que o banco e instituições vão transitar as informações do cliente entre elas, sempre com o consentimento do próprio cliente”. Com isso, é possível ter uma melhor visibilidade da vida financeira do cliente, pois o Open Banking facilita a movimentação de dados cadastrais dessas pessoas.

Em relação à história do Guiabolso, Mateus conta o porquê da empresa ter nascido como uma Edgetech e se transformado em uma Fintech. O Head de Growth conta que os fundadores da empresa, Benjamin Gleason e Thiago Alvarez, tinham uma ideia inicial de transformar a companhia em uma consultoria financeira, uma vez que eles descobriram que a população carece de educação financeira. Por outro lado, Thiago e Benjamin também notaram que as pessoas superestimavam a sua renda em mais de 20%, e seus gastos em mais de 10%.

Com isso, seria difícil ser uma consultora, já que é difícil ajudar nesse sentido sem saber a vida financeira real de uma pessoa. E, assim, o Guiabolso reparou que visibilidade nesses casos era importante, e que para isso, precisaria dos dados e informações do cliente, organizando as suas finanças. Mateus também revelou que essa atitude gerou desconforto em alguns bancos, que não queriam que os dados de seus clientes fossem concedidos à empresa.

Porém, hoje a empresa tem o suporte do próprio Banco Central, que vem se envolvendo no projeto de Open Banking. Para Mateus, esse é um ponto no qual o BC deve ser valorizado, já que desde o ano passado, a instituição vem buscando formas de melhorar o sistema financeiro, como no caso do Pix. E Mateus complementa, ressaltando a importância das pessoas de tecnologia nesse processo: “É a turma de tecnologia que vai guiar as empresas, pois precisaremos pensar no usuário e no cliente”.

https://www.youtube.com/watch?v=GLICXdC8we8

E como as empresas poderão se beneficiar com o Open Banking? Segundo Mateus, além daquelas que vão participar como usuárias, somente as reguladas pelo Banco Central poderão participar desse projeto, usufruindo do Open Banking para o seu negócio. De qualquer forma, graças à regulamentação do Open Banking no final de 2019, o mercado B2B desse segmento é cada vez mais forte. E ele dá um exemplo do próprio Guiabolso: uma imobiliária online, que utiliza os dados fornecidos para realizar análise de crédito. E o entrevistado acrescenta como benefício: “Para o cliente, uma análise que demorava 5 dias úteis para ser feita, hoje demora apenas 1”. Mateus também explica que a própria imobiliária também se beneficia, uma vez que agora é possível utilizar machine learning para esse processo.