Cativo à Palavra

Cativo à Palavra


CONFISSÃO DE FÉ DA GUANABARA: PRIMEIRA CONFISSÃO PROTESTANTE FORA DA EUROPA - EP #029

October 31, 2020

No ano de 1555, chegou ao Brasil, no Rio de Janeiro uma expedição francesa como uma tentativa de implantação de uma colônia protestante. Essa expedição foi comandada pelo vice-almirante francês Nicolas Durand de Villegaignon (1510-1571) de origem católica, e que inicialmente havia aderido à reforma e o almirante protestante Gaspard II de Coligny (1519-1572). Eles se fixaram na Baía da Guanabara. 
Lamentavelmente, pouco tempo depois da chegada de Jean Cointac, Villegaignon foi fortemente influenciado por este ex-dominicano. E dessa forma passou a entrar em desentendimento com os pastores calvinistas acerca dos sacramentos e em vários pontos teológicos. Concordo plenamente com Paulo Ferreira quando ele diz que “Villegaignon estava revelando seu verdadeiro caráter. Ele nunca havia se convertido à fé reformada” (Ferreira 2017). 
Villegaignon lhes apresentou uma série de questionários teológicos e ordenou que estes homens respondessem sobre tais questões em um documento dentro de apenas doze horas. Em razão disso, eles escreveram um documento, que ficou conhecido como a Confissão de Fé da Guanabara (1558). Este documento custaram as suas próprias vidas. 

BAIXE A CONFISSÃO DA GUANABARA: 
https://documentcloud.adobe.com/link/track?uri=urn:aaid:scds:US:7f2dbc9b-cd3a-49ac-a18f-9eccaa3e27a9 
-
BIBLIOGRAFIA: 
(Org.),  Editora InterSaberes. Apontamentos sobre a história das igrejas cristãs e  os livros proféticos da Bíblia. Curitiba: InterSaberes, 2015.
Barret, Matthew. Teologia da Reforma. 1.  Edição: Matthew Barret. Tradução: Francisco Nunes. Rio de Janeiro: Thomas  Nelson Brasil, 2017.
Ferreira, Paulo. A Reforma em quatro tempos. 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.
Giraldi, Luiz Antonio. A  Bíblia no Brasil Império. 1. Barueri, SP: Sociedade Biblica do Brasil,  2012.
-
Música:
João Manô: Tese 95 (Lutero) 
Hino "Reforma 500 Anos” - Igreja Presbiteriana do Brasil (Lyric Video)

---

Send in a voice message: https://anchor.fm/teologicamente/message