Rádio Cachola

Rádio Cachola


(#75) Se você gosta de ler, vai gostar de assistir

May 13, 2021

https://youtu.be/2h8Bp-gkCAc

Há mais ou menos 3000 anos, os Sumérios criaram o primeiro alfabeto, chamado de cuneiforme, e desde então o mundo mudou. Criado inicialmente para fins contábeis, facilitando o registro de bens, cálculos e transações comerciais, teve um importante efeito colateral: o conhecimento e a cultura que até então eram transmitidos oralmente em volta de fogueiras, passaram a ser registrados em tabuletas de barro e a partir daí, as histórias puderam ocupar ainda mais espaço em nosso imaginário, podendo ser compartilhadas por mais pessoas e por muito mais tempo.

A leitura amplia nossa percepção do mundo, diminui nossos preconceitos e nos arremessa para fora do nosso dia-a-dia, muitas vezes penoso e desgastante. Viajamos sem sair do lugar. Nossa imaginação é estimulada e mais neurônios são acionados. Já está provado cientificamente que histórias podem alterar nossa estrutura mental e promover um maior desenvolvimento de nossas capacidades cognitivas.

Apesar de todas estas virtudes, a leitura não é unanimidade entre os seres humanos. Muitos de nós passamos uma vida inteira tendo lido apenas alguns poucos livros. Qual a razão disso? Falta de estímulo? Falta de curiosidade? Falta de experiências bem-sucedidas? Esse é o tema de hoje do Rádio Cachola.

Em breve, uma degustação deste episódio

Pra você, pessoas que não gostam de ler, em geral...a) Não gostam porque não são curiosas o suficienteb) Não gostam porque tiveram pouco estímulo na infânciac) Não têm tempod) Acreditam que uma imagem vale mais que 1000 palavrase) Não respondem a enquetes porque são feitas por escritoVoteVer resultados

RÁDIO CACHOLA – SÓ O QUE INTERESSA Rádio Cachola é o podcast/videocast da Escola Nômade para Mentes Criativas sobre criatividade, comportamento e cultura. Com Fernanda Feil é uma economista heterodoxa, Cícero Gomes Jr é educador e nerd, Maurício Machado é um empresário da comunicação e Henrique Szklo é um pensador da criatividade e apresentador do podcast. Sem contar a Lena Feil, psicóloga e designer industrial, responsável pela direção e produção.

Trilhas da abertura:Arabik by HiroshimaAnchors Aweigh - Band Only (alternate) - The U.S. Marine Corps Band

Imagens da abertura:Cottombro: Vai lá!

Trilha das vinhetas:Exotica by Juanitos Vai lá!