PodAprender

PodAprender


#15 - A importância do Ideb para a educação pública

November 26, 2020

Criado em 2007, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um dos principais indicadores de qualidade do ensino básico no Brasil. Ele considera o fluxo escolar e o desempenho dos estudantes em avaliações e, com isso, estabelece uma média de 0 a 10. O episódio 15 do PodAprender fala sobre o Ideb e sua importância para a educação pública brasileira.

Para debater o assunto participam do episódio a professora Maria Inês Fini, doutora em Educação, pedagoga, pesquisadora e especialista em currículo e avaliação, ex-diretora de avaliação do Inep, responsável pela criação e implementação do Enem e do Encceja e presidente do Inep até 2019; e o também professor Mozart Neves Ramos, pós-doutor em química, presidente executivo do Todos pela Educação e autor de diversos livros na área, membro do Conselho Nacional de Educação e titular da cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP.

O PodAprender é uma realização da Editora Aprende Brasil com produção da Central Press Brasil. A apresentação é da jornalista Danaê Bubalo.

Mais informações: http://sistemaaprendebrasil.com.br/podaprender/

 

#ParaSeInspirar

Carlos Alberto Serra Negra, secretário de Governança Educacional do município de Coronel Fabriciano (MG).

#MúltiplaEscolha

Sites:

Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (Anebhi): https://anebhi.com

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): https://www.gov.br/inep

QEdu: https://www.qedu.org.br/

 

Revista:

Nova Escola

#DiversãoParaCasa

Maria Inês Fini - E-mail mifini@gmail.com

Mozart Neves Ramos - E-mail mozartnramos@gmail.com