PodAprender

PodAprender


#7 - A reinvenção e a valorização do professor - como o papel e a imagem do educador mudaram com o passar do tempo

August 06, 2020

A missão de educar é vista de diferentes maneiras ao redor  do mundo e a valorização do professor é um importante fator para a qualidade do ensino. Neste episódio do PodAprender, buscamos entender os fatores que influenciam na valorização dos professores no Brasil e possíveis soluções para melhorar a realidade. 

Participam do programa Julia Pinheiro Andrade, mestre em Educação e fundadora da ATIVA Educação - Abordagem para Tornar Visível a Aprendizagem, que atua com formação continuada de professores há 20 anos, em escolas públicas e privadas; e Renata Araújo, coordenadora e assessora pedagógica, mestre em Arte e Educação e co-fundadora do Projeto ComPosição: Encontros de formação, um projeto de formação de professores.

O PodAprender é uma realização da Editora Aprende Brasil com produção da Central Press Brasil. A apresentação é da jornalista Danaê Bubalo.

Mais informações: http://sistemaaprendebrasil.com.br/podaprender/

 

#ParaSeInspirar

Damila Bonato, gerente de Marketing e Produto da Editora Aprende Brasil fala sobre a campanha SuperProf, que tem como objetivo principal homenagear professores, incentivando pais e alunos a compartilharem os superpoderes de seus SuperProfs. Os vídeos e mensagens compartilhadas pelos alunos são divulgados pelo Aprende Brasil nas redes sociais.

 

#MúltiplaEscolha

Flipgrid - ferramenta de interação em grupo por vídeos

Livros: 

As cem linguagens da criança - A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância (Carolyn Edwads, Lella Gandini e George Forman)

Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia (Belidson Dias e Rita L. Irwin)

O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual (Jacques Rancière)

Em defesa da escola: Uma questão pública (Cristina Antunes, Jan Masschelein e Maarten Simons)

 

#DiversãoParaCasa

Renata Araújo - www.composicaoformacao.com e Instagram Renata Araújo.

Julia P. Andrade - http://ativaedu.com.br/ e Facebook Julia P. Andrade.