PodAprender

PodAprender


#6 - Ensinando com música - como aprimorar o aprendizado com a musicalização

July 23, 2020

A música está presente em praticamente todas as áreas de nossa vida. Por isso, neste episódio do PodAprender, conversamos sobre como o ensino de música e a utilização de recursos musicais em sala de aula, junto a conteúdos de outras áreas do conhecimento, podem ser benéficos para a Educação Básica. Você vai ouvir também o que escolas e professores podem fazer para trazer musicalidade para o contexto escolar.

Participam do programa a maestrina Priscilla Prueter, mestre em Música, especialista em regência coral, bacharel em Canto Lírico, Google Innovator e assessora de Cultura e Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; e o professor Tiago Madalozzo, doutor em Música, mestre em Comunicação e Linguagens e coordenador de estágio e  programa de extensão do Laboratório de Educação Musical da Faculdade de Artes do Paraná.

O PodAprender é uma realização da Editora Aprende Brasil com produção da Central Press Brasil. A apresentação é da jornalista Danaê Bubalo.

Mais informações: http://sistemaaprendebrasil.com.br/podaprender/

 
#ParaSeInspirar
Professor Paulo César Bellaver, da Escola Municipal Prefeito José Chies e Escola Santa Luzia, no município de Carlos Barbosa (RS). 

 
#MúltiplaEscolha
Music Lab 

Shared Piano 

Livro: Gestão do amanhã: tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4a Revolução Industrial (José Salibi Neto e Sandro Magaldi).

Artigo “Antes de falar as crianças cantam! Considerações sobre o ensino de música na Educação Infantil” (Guilherme Romanelli, 2014).

Livro: Fazendo Música com Crianças - um projeto de mais de 40 atividades musicais direcionadas a crianças com seus professores, pais ou cuidadores (inclui um CD de apoio). (https://www.facebook.com/FazendoMusicaComCriancas)

Série de lives Educação Musical Reflexiva, da Alecrim Dourado Formação Musical.

Livro: A música na escola, de 2012, que tem todo o seu conteúdo disponível para baixar, e inclui, entre as rodas de conversa, uma sobre Justificativas de por que a música na escola.

 

#DiversãoParaCasa

Priscilla Prueter: @maestrinapri (todas as redes sociais)

Tiago Madalozzo - Tiago Madalozzo (Facebook) e http://www.unespar.edu.br/