Fridaycast

Fridaycast


Fridaycast 158 – O Dilema das Redes Sociais: Perdemos nossa privacidade digital?

November 05, 2020

Fridaycast 158 – O tema principal começa aos (3:19)

Bancada: Anderson Rocha, Cris Bertold, Michel Gomes e Renato Crozatti.

Convidado:

Rafael Zanatta - diretor da Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa, é mestre pela Faculdade de Direito da USP, mestre em direito e economia pela Universidade de Turim e doutorando pelo Instituto de Energia e Ambiente da USP, e já foi coordenador do programa de direitos digitais do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor entre 2015 e 2018.

Links Fridaycast:

Instagram: instagram.com/fridaycast

Twitter: twitter.com/fridaycastbr

Facebook: facebook.com/fridaycast

Documentário FreenetNeuralinkClearviewDukduckgoRegulação das plataformas, sim. Regulação da internet, não

Participe do “Eu Tava Ali” e mande sua mensagem para o e-mail fridaycast@fridaycast.com.br ou por nossas redes sociais!

Apoio:

Shogun Livraria - shogunlivraria.com.br

Edição: AudioTune - audiotune.com.br

Arte de capa: Carlos Anibale - behance.net/anibalecarlos

Que as redes sociais têm um papel importantíssimo para a sociedade atual é inegável. Afinal, o Facebook registrou esse ano 3 bilhões de usuários ativos mensalmente, contra as 7 e meio bilhões de pessoas no mundo. Instagram, Twitter, Youtube e, mais recentemente, TikTok, são outras das grandes redes sociais que roubam a atenção de parte considerável da população mundial.

Mas um tema bastante recorrente entre especialistas da área da tecnologia entrou na pauta mundial nos últimos anos: essas redes são benéficas ou prejudiciais?

Por exemplo, muito se falou das últimas eleições pelo mundo e em como os algoritmos, o uso de bot e a indústria das fake news tiveram um papel fundamental para os resultados, principalmente nas eleições americanas de 2016 e as brasileiras de 2018.  

Além disso, enquanto o tempo em que as pessoas passam em redes sociais aumenta, cresce também o número de casos de pessoas com ansiedade e depressão. 

Esses são alguns dos temas que O Dilema das Redes, documentário da Netflix, trouxe para a discussão nos últimos meses. E é sobre isso que vamos conversar no Fridaycast de hoje.