Diletante Profissional

Diletante Profissional


THE NATURAL WAY TO DRAW – exercício 9 – Desenho de movimentos

September 02, 2020

Compre livros e seus materiais de desenho e arte aqui https://amzn.to/31M0tvC

Esse é o nono exercício da série de exercícios do livro do Kimon Nicolaides.

No primeiro post eu falei sobre quem é Nicolaides e qual a linha de pensamento do livro. Se você não viu esse post ele o ponto de partida. Veja aqui.

Veja os cronogramas de exercícios aqui.

Você pode ver todas as postagens sobre o livro aqui nessa tag.

Objetivo: treinar a observação do gesto e do movimento

Materiais: lápis 4B ou 6 b, com a ponta grossa e papel barato (sempre 1 desenho por folha e vai ser feito centenas de desenho, então use o papel mais barato que achar, frente e verso). Não usar borracha até o exercício 28

Observações: o exercício em si é semelhante ao desenho gestual, a única diferença que a pose tem uma alteração de movimento.

Exercício: esse é um exercício um pouco mais complexo de fazer porque depende de um modelo de verdade. A ideia é que o modelo assuma uma pose e depois de um minuto movimente um membro. Pode ser um braço, uma perna, o importante é que o restante da posição permaneça o mesmo, faz-se o registro na mesma folha do movimento ficando com as duas posições sobrepostas. Opções alternativas: pegar um vídeo, pausar, desenhar, soltar um segundo e desenhar o movimento seguinte do ator. Uma opção bem prática dentro da lógica desse exercício é usar um GIF, por conta da repetição permanente. Outra alternativa é desenhar pessoas em movimento na rua. Não é exatamente o mesmo exercício, mas é algo semelhante que pode ser até mais desafiador.

https://youtu.be/0arEV6nJHkw